Educação Infantil

domingo, 17 de abril de 2011

Que eu tô voltando pra casa. Me vê! Que eu tô voltando pra casa. Outra vez...



Que eu tô voltando pra casa. Me vê! Que eu tô voltando pra casa. Outra vez...
Voltar às aulas em nosso próprio prédio é muito bom:  Nada como a “casa da gente!”
Durante o período em ficamos em outra escola, por causa do carnaval, nosso prédio foi para outro local: Saímos do Setor 6 e fomos para o Setor 13.
A direção teve que fazer reformas, pinturas, arrumar tudo bem rápido para recebermos os nossos alunos como eles merecem: Com uma Escola bem pintada e bem conservada.
As professoras correram para arrumar suas salas: Cada uma mais bonita do que a outra!
Nossa primeira reunião de professores: :Ainda há muito para ser feito e muito a ser discutido. Queremos uma escola de qualidade para nossos alunos.
Em nosso Centro de Estudos do dia 13 conversamos sobre o que seria uma boa Escola, uma Escola que tivesse por princípio a construção de uma cidadania pacífica, solidária!
Para nossa Equipe de Professores uma boa escola é aquela em que:
- existe um clima favorável à aprendizagem;
- os professores e gestores são líderes animadores;
- a violência é substituída pela cultura de paz;
- existe um bom currículo.
Ao oferecer afeto, lazer e ensino, com conhecimentos, brincadeiras, cuidados com a saúde e práticas de formação artística, cultural e esportiva, essa escola investe na formação integral do aluno.
Um lugar onde o aluno se sente bem. Mas, muito mais do que isso, a escla deve ser um local atento, na medida do possível, às diferenças individuais. Assim, procuramos estabelecer um foco que visa a formar cidadãos competentes e autônomos, cientes de sua função em uma sociedade democrática. Para atingir esses objetivos é preciso contar com uma equipe de profissionais que, além de experientes e atualizados, saibam criar vínculos emocionais positivos com seus alunos. Uma boa escola cumpre o que promete ser: basicamente, o lugar aonde o aluno vai para estudar e aprender. Buscamos oferecer oportunidades de aprendizagem às crianças baseados em um projeto pedagógico realmente moderno. Ativos no processo de aquisição do conhecimento, nossos alunos terão condições de se converter em cidadãos capazes de se realizar em um mundo marcado pela revolução tecnológica, pela rapidez das mudanças e pela velocidade da informação.
Ainda que, em nosso dia-a-dia, não nos preocupássemos em entender o que acontece ao nosso redor, seria impossível deixar de sentir: estamos envolvidos por um turbilhão de transformações em casa, no trabalho, nas ruas. A escola tem o papel fundamental de socializar nossas crianças, de capacitá-las para o mundo competitivo em que estamos mergulhados. Isso é mais do que fazê-las dominar massas de conhecimentos que, em poucos anos, estarão fossilizados. Hoje, como educadores, precisamos fazer de cada aluno um cidadão versátil e flexível, com boa capacidade de comunicação, que saiba trabalhar em equipe e com sólida formação escolar, além de uma formação que estabeleça vículos de solidariedade e empatia . Os professores em nossa escola estão constantemente se reciclando. Porém, os educadores mais bem preparados notam que não só essas habilidades bastam. Uma boa escola educa seus alunos no espírito de cooperação e colaboração, não cobra o que o aluno não é capaz de mostrar, e se o aluno tem dificuldades na escola os professores transformam essa dificuldade em oportunidades para uma atitude vencedora. Seria então como a Escola da Ponte, a escola dos sonhos de Rubem Alves, uma escola que gira em torno da realidade e da dificuldade de cada criança. Principalmente o seu convívio pacífico e solidário. Queremos assim estabelecer uma “Ponte” entre a escola, a casa e a todos os setores que tambem são responsáveis pela formação de um cidadão que atravesse a sua cidade sem temer, sem ser agredido e sem ser maltrado pois sabe que vive num mundo onde todos se importam com todos!

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