Educação Infantil

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Premiação do Concurso Poesia na Escola - 2011

Culminância do Programa Pedagógico- Poesia na Escola - que tem por objetivo incentivar a produção de textos poéticos de alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino.
O projeto se desenvolve a partir das seguintes ações:
Realização de um concurso de poesias para profissionais de educação.
Realização de um concurso de poesias para alunos.
Publicação de duas coletâneas (alunos e profissionais) com 100 poesias cada, selecionadas entre os concorrentes, por uma comissão julgadora.
A professora ANGELA DOS SANTOS ARAÚJO participou com a poesia “OFÍCIO DA ESCRITA E LEITURA”, sendo uma das dez poesias selecionadas da 1ª E/SUBE/CRE.
A premiação do Projeto Poesia na Escola, na Academia Brasileira de Letras efetuada no dia 25/11, 6ª feira, no horário das 10h às 12h.
Estão convidados para a premiação os autores (profissionais e alunos) das poesias  selecionadas.
A mesa da cerimônia de premiação contou com a presença do consagrado autor Ondjaki, poeta angolano, residente há três (3) anos no Brasil e de Simone Monteiro de Araujo da Mídia-Educação, representando a Secretária Municipal de Educação Cláudia Costin.
Representando as Salas de Leitura da Gerência de Educação da E/SUBE/1ª CRE o professor Fernando Correia dos Santos.
As coletâneas com as poesias selecionadas foram lançadas nesse dia e distribuídas em primeira mão para os autores. Além de serem contemplados com um exemplar, MANOEL DE BARROS – Poesia completa, Ed. LeYa.
O evento contou com uma linda apresentação do Hino Nacional executado em harpa.
Confiram como foi o evento>>

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Manual do Aluno 2012 - Esperamos vocês em 2012

Para que os Responsáveis possam acompanher a vida escolar de seus filhos e saberem, também, mais sobre a nossa escola.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia 20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra



Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro é um dia dedicado à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira. Foi nessa data que morreu Zumbi dos Palmares, escravo que lutou contra a escravidão no Brasil.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Os Cieps 01.02.502 e 01.02.503 Avenida dos Desfiles, se uniram, para fazerem em conjunto, um trabalho com os alunos sobre a consciência negra
Em um momento de reflexão e ao mesmo tempo de valorização e conscientização da cultura africana tivemos momentos de muito estudo e atividades como a que vocês verão a seguir.
O “Grupo Lagoa Azul Capoeira” veio até o Sambódromo mostrar para as crianças como esse esporte é saudável, tem um ritmo gostoso e para praticar a capoeira é preciso ter muita disciplina e dedicação. O Grupo veio representado pelos professores: Cirilo, Preá e Petróleo. O mestrando Mazinho e os alunos: Camelo e Cobrinha.
Um pouco sobre a capoeira...
A capoeira tem suas raízes africanas. A sua história começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos. Muitos destes escravos vinham da região de Angola. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Confiram nas imagens e vídeo abaixo como os alunos dos Cieps 502 e 503 comemoraram o dia 20 de novembro, que cairá no domingo, com muita concentração e sentimento de valorização da consciência negra, da qual todo brasileiro faz parte.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alimentação Escolar - Turma EI-15

A turminha está demais nessa atividade!
Usamos jogos eletrônicos, e-book animado, vídeos, trabalhamos com desenhos, cola colorida e mostramos nossa criatividade. Mas o melhor de tudo foi: ler, escrever, brincar e aprender - TUDO AO MESMO TEMPO!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TRABALHANDO A LEI 10.639/03- LEI DA AFRICANIDADE - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


TRABALHANDO A LEI 10.639/03- LEI DA AFRICANIDADE - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Para introduzirmos o Dia Nacional da Consciência Negra, começamos a trabalhar o livrinho “MENINAS NEGRAS“.
Em seguida começaremos a trabalhar “Zumbi dos Palmares”, comemorado no dia 20 de novembro, que ficou marcado como dia de resistência e luta contra a escravidão.
Em 9 de janeiro de 2003, pelo projeto lei número 10.639, estabeleceu-se a data, dia 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Devemos enfatizar e valorizar algo que está esquecido por muitos: nossa ancestralidade africana. É necessário que articulemos dados sobre a intensa participação africana na elaboração da sociedade brasileira com a ininterrupta tarefa de combate ao racismo e às práticas discriminatórias a que estão sujeitos diariamente milhares de africanos e afrodescendentes espalhados pelo mundo. Se não trabalharmos corretamente com suas características históricas não é possível construir imagens positivas sobre as realidades e sociedades africanas.
Nossas primeiras atividades começaram de forma muito divertida com o livro:
MENINAS NEGRAS
Autor(es): MADU COSTA
Editora: ND-MAZZA EDICOES
Assunto: LITERATURA INFANTIL

Confiram!

Os alunos depois de ouvirem a historinha pelas professoras, "leem" para os amiguinhos!


Depois de prontos os trabalhinhos foram para o Mural