Educação Infantil

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

OFICINA DE INFORMÁTICA/2012 O uso do blog educacional na escola/tratamento e uso de imagens

          
               Seguindo orientações da GEISME/RJ - Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação  - Rio de Janeiro, nossa escola durante a semana de 17/12 a 21/12, terá um período reservado para a formação interna dos profissionais da educação infantil.
Foi preparado para esta semana um cronograma de atividades de acordo com as demandas do grupo. Assim, dois dias serão direcionados para a ação que acontecerá em conjunto com uma instituição parceira. Estes dois dias acontecerão da seguinte maneira: Um dia toda a equipe da instituição A visita a instituição B e, no outro dia, toda a equipe da instituição B visita a instituição A. A instituição anfitriã do dia, deverá preparar uma pequena oficina, dinâmica, e/ou apresentação de uma experiência bem sucedida realizada durante o ano.  
Bem, nossa escola preparou uma pequena oficina de informática educativa na escola tendo por justificativa que o computador é uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e até mesmo diminuindo a evasão escolar. A inclusão da Oficina Curricular “Informática” decorre das mudanças constantes pelas quais o mundo passa, em função da quebra de barreiras culturais e econômicas, a rapidez com que o conhecimento das diversas áreas do saber se multiplica e o acesso a novas informações se intensifica. Isto coloca para a escola novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso a informática e se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas. Neste contexto, a tecnologia nos favorece, proporcionando direções, aprimorando os sentidos e permite-nos vivenciar situações que nunca imaginaríamos antes. Em questão de poucos anos, a tecnologia tornou-se o aspecto mais relevante desta sociedade, e de tal maneira que, ter acesso ou não à informação pode se constituir em elemento de discriminação, havendo um distanciamento entre os que conhecem e desconhecem o funcionamento dos computadores.
As coordenadoras pedagógicas Angela dos Santos Araújo (Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles) e Aline Videira de Lima (Ciep 01.02.503 Avenida dos Desfiles), acordaram de como seriam as oficinas para continuar o trabalho de divulgação dos trabalhos escolares através da internet. Ficou acordado, depois de pesquisa junto ao corpo docente, que os temas de interesse seriam:
Clique na imagem abaixopara acessar o planejamento da nossa Oficina:



















segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Última Reunião com os Responsáveis em 2012

No dia 15 de dezembro, sábado, fizemos nossa última reunião com os responsáveis da U.E.
Um dos temas tratados foi sobre as férias e o convívio familiar nesse período.
Para que que os pais pudessem aproveitar melhor a nossa conversa, organizamos uma apostila com base nas orientações recebidas pela GEISME - Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação/RJ.
Informamos também sobre as matrículas e as datas que os pais não podem esquecer: Ficarem atentos ao dia 18/01/2013, quando acontece o segundo momento da matrícula para o ANO LETIVO de 2013.
A Escola entregou, junto a apostila de convívio familiar nas férias, um CD com fotos dos alunos em atividades na escola e vídeo da Festa de Natal, e uma apostilinha com atividades recreativas para os pequenos.
Confiram nossa Reunião com as fotos abaixo:


















quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hoje é um novo Dia de um Novo Tempo que Começou...












Estamos chegando à reta final. Faltam poucas horas para o Ano Letivo 2012 terminar.
Os preparativos foram muitos. As atividades durante o ano foram bastantes. Alunos, professores, funcionários, direção, equipe e responsáveis estiveram muito envolvidos com esses trabalhos.
Nesse Blog coocamos parte do muito que fizemos.
Esperamos que tenham percebido a paixão com que nossa Escola se envolveu com a nossa atividade maior que é a EDUCAÇÃO, no sentido laico, isto é, a Educação científica, o ensino e a aprendizagem. Queremos alunos alfabetizados, letrados e conscientes de que podem e são cidadãos que interferem na vida pública desse país.
Como a educação é global, nossos alunos ficam o dia todo conosco, aproveitamos para passar princípios importantes como: RESPEITO, AMOR À VIDA, AMOR AO PLANETA, AMOR A TODOS OS SERES VIVOS: ANIMAIS, PLANTAS...

A escola participou, também, no dia 12, de um passeio no CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS:
"Roberto Burle Marx - a figura humana na obra em desenho" no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro


A mostra apresenta 120 desenhos do artista produzidos de 1919, aos dez anos de idade, até 1950. Parte integrante e inédita do acervo com mais de três mil peças do Sítio Roberto Burle Marx, a seleção sintetiza o período inicial de sua produção no campo das artes plásticas, marcado pelo ensino acadêmico. Feitas sobre papel em carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache - leia mais AQUI!
Esperamos os responsáveis para nossa última Reunião do Ano, no próximo dia 15 de dezembro às 9h. Os assuntos que tratremos incluem entre outros: a interação entre a escola e a família e o quanto isso interfere no aprendizado e na qualidade da educação do aluno.
No vídeo abaixo colocamos algumas das imagens dessas últimas semanas que antecedem ao encerramento do ano.
Confiram como foi legal e ...até o Papai Noel participou!



Aguardamos TODOS OS RESPONSÁVEIS DA NOSSA ESCOLA NO DIA 15/12/2012.
Desde já...
UM FELIZ NATAL PARA TODOS!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Projetos Novembro - Oficina Transmídi@s- Especial - "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".


 
Projetos Novembro - OFICINA TRANSMÍDI@S
 Especial - "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
 
I- Justificativa
 
Com base no nosso projeto político pedagógico anual “Música na escola, educação na Vida!”que elenca temas como: o dia 15 de novembro, em que comemoramos a Proclamação da República, o dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira e o dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. E seguindo as resolulçoes da Lei nº 10.639/2003, que acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O importante nestas datas, é reforçar o sentimento cívico, despertando na criança, amor, respeito pela pátria. O orgulho de sermos brasileiros e termos uma bandeira bonita que possui em suas cores, verde, amarelo, azul e branco, significados muito profundos. O respeito às diferenças de cor, credo, aparência, individualidades, etc. Pois, a partir de Zumbi, temos um momento de reflexão para não admitirmos a intolerância e o preconceito.

II- Objetivo geral
 
Despertar na criança o senso crítico levando-o a questionar a realidade atual do Brasil, como a República foi importante para termos uma vida democrática atualmente, a importância da nossa Bandeira. E no dia 20 de novembro, vermos em ZUMBI dos Palmares, a personagem de um  herói para os discriminados, isto é, para os excluídos da sociedade.
 
III- Objetivos Específicos
 
- Discutir sobre a Proclamação da República;
-Associar a Bandeira como um símbolo que representa o Brasil entre outros países;
-Entender o significado das cores da Bandeira;
-Despertar o sentimento cívico;
-Conhecer um pouco sobre a vida de Zubi dos Palmares;
-Discutir os diferentes tipos de preconceitos que existem;
-Discutir diferentes formas de como devemos combater os preconceitos.
-Desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças, através da obra de autores da nossa literatura.
-Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade.
-Aprender a respeitar uns aos outros. E este aprendizado se constitui através das histórias apresentadas.
-Entender e valorizar a identidade da criança negra.
-Desmitificar certos preconceitos como: homem não pode chorar.
-Trazer à tona, discussões provocantes, por meio dos vídeos/livros um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
-Construir uma cartilha de conscientização sobre o respeito ao próximo;
  
IV- Atividades
 
1- Vídeos específicos de cada data na OFICINA TRANSMíDI@S;
2- Ilustração de desenhos sobre as datas acima;
3- Confeccionar um “Painel ilustrado” de cada tema;
4- Cantar Hino Nacional;
5- Apresentação cores da bandeira;
6- Hino da Bandeira;

7- Confeccionar a "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
 
V- Medotodologias:
Todas as atividades serão realizadas em todas as turmas com as respectivas professoras. Nas OFICINAS TRANSMÍDI@S os alunos farão um pequeno debate sobre os temas e assistirão vídeos e ouvirão vídeos e histórias digitais sobre os temas. Conversar com os alunos que o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 de novembro, é uma data para se falar sobre as diferentes formas de conscientização que devemos ter com relação aos preconceitos e discriminações.
A partir daí combinar escrevermos uma cartilha, isto é, um livrinho que serve para ensinar a ler, aqui ele servirá para ensinar o RESPEITO.
Montaremos uma lista de frases sobre diferentes tipos de coisas que podemos fazer para respeitar as diferenças de cor, jeito de ser.
A partir daí, os alunos vão selecionar frases sobre os nossos valores, o amor, o egoísmo; a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus; o respeito ao próximo; a amizade; etc... 
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. 
Para tanto vamos utilizar:
Vídeo dos livros:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado; ”O Menino Nito", Sonia Rosa; "Contos Africanos - Rogerio Barbosa Andrade"; "Cores"-
Artes Visuais PUC Campinas. Material Didático para crianças; "As tranças de Bintou" e outros vídeos sobre o temas (ver em ATIVIDADES!).
 
VI. Atividades: 
OFICINA TRANSMÍDI@S: ouvir e analisar os livros “Menina bonita do laço de fita”, o livro “ Menino Nito”, "Contos Africanos", "A botija de Ouro"; "Cores"; "Na minha escola todo mundo é igual", "Viva às diferenças"; "Educação para valores 01- Respeito"; "As tranças de Bintou". - (Todos os vídeos são encontrados no yoyutube).
Pintar desenhos dos livros;
Seleção e escolha de frases para a cartilha;
Pintar a cartilha para exposição no mural da escola;
Exposição de toda a atividade no Blog da Escola: “LIVRO ELETRÔNICO DA VIDA- BLOGUINHO CIEP 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES”o debate sobre os temas e assistirão vídeos e ouvirão histórias digitais sobre os temas.
As atividades de ilustração, serão feitas em sala de aula e nas OFICINAS TRANSMÍDI@S (OFICINA TRANSMÍDI@S-PROF. ANGELA) e serão expostas no pátio e nos corredores da escola.
 
VII- Cronograma
 01 e 06/11- Proclamação da República- A importância da Proclamação da República
08/11- Apresentação da Poesia e Hino da Bandeira- Execução do hino Nacional e apresentação das cores da bandeira.
12/11– Dia Nacional da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares. Construção da "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
01/11 a 30/11- Atividades sobre o tema e exposição nos corredores e murais da escola.
   
VIII- Avaliação:
Será feita de forma contínua no decorrer das atividades propostas. E será considerado
altamente produtivo o interesse, participação e material produzido durante o projeto.
 
Assistam ao vídeo das atividades!