Educação Infantil

domingo, 27 de abril de 2014

Projeto DIA DAS MÃES/2014

Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO:DIA DAS MÃES – MAMÃE SHOW DE BOLA!
Duração: Uma semana
TEMA: Dia das Mães- Família - MAMÃE
Educação infantil: 4 e 5 anos
ÁREA: Natureza e Sociedade / Sócio afetivo

2 – JUSTIFICATIVA:

Este projeto surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas. E os valores de amor, compreensão, respeito, amizade, entre outros.


3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:

Através do vídeo da XUXA – 5 patinhos- introduzirei o tema /família- obediência, respeito, amor, entre outros valores. Realizando a comparação da mamãe dos patinhos e da mamãe. 

  
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

 Qual o nome da minha mamãe?
 O que minha mãe mais gosta?
 Mamãe se preocupa comigo – crianças- de que forma?
Como eu faço o que minha mamãe gosta?
 Quem são os membros da minha família?

5 – OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Identificar pelo nome a minha mamãe;
 Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
 Expressar-se;
 Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
 Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
MATEMÁTICA:

 Sequenciar fatos;
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem – 5 patinhos: 4, 3 2 e 1 – alunos de 4 anos. Até 10 ou mais, alunos de 5 anos, relações espaciais – dentro fora- perto/longe, etc.;

NATUREZA E SOCIEDADE:

Reconhecer e nomear os membros da família;
 Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

ARTES VISUAIS:
 Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confecção de dedoches de patinhos;
 Confeccionar presentes e lembranças para datas especiais;
 Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
 Participar de mímicas das músicas;


SÓCIO AFETIVO:
 Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
 Respeitar regras pré-estabelecidas;
 Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
 Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
 Ouvir os que os colegas têm para falar;
 Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
 Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
 Locomover-se pela escola com mobilidade;

Pequenos Movimentos:
 Encaixar objetos por tamanho;
Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;

MÚSICA:
 Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
 Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
 Conversas na rodinha;
 Levantar questionamentos;
Pinturas diversas;
 Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Confecção do presente da mamãe (porta retrato ou caderno de receitas);
 Confecção do cartão da mamãe;
 Criar um mural com as fotos ou desenhos da mamãe;
 Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.
Apresentação, para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”;


Colocar “dedoches” de patinho.

Atividades:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário