Educação Infantil

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Retornando com muita disposição!

           MENSAGEM DE RETORNO ÀS AULAS- segundo semestre- 2014


Olá a todos.
O primeiro semestre tão rápido, parece que passou voando!
E agora, vamos iniciar o segundo semestre com determinação, energia e com muita vontade de fazermos melhor o que sabemos fazer...
Construir todos juntos uma educação de qualidade, com alegria e sensação de termos feito o nosso melhor...
Para isso, continuremos sempre juntos, pois podemos precisar de ajuda...
Vamos vencer com êxito todas as provas que virão...
Com muita calma e prudência...
Sempre atentos aos imprevistos...
Nada de desperdiçar tempo com o que não interessa!
Não podemos esquecer que na educação também podemos nos divertir, pois sorrir é necessário... Refaz a alma!
Cooperar um com o outro...
Explorar, ir em frente...
Descobrir, aprender, conhecer...
Tudo é muito importante até mesmo a curiosidade, pois com ela nossos conhecimentos se desenvolvem...
Qualquer dificuldade e tristeza, que possa surgir, suportaremos juntos...
Precisamos acreditar que podemos ir longe. Muito Longe!!
Podemos voar... Decolar para o sucesso...só depende de nós!
Enfim, desejamos a vocês que o resto do ano, tenha resultados extraordinários...
Que os seus, os nossos lindos sonhos, sejam todos realizados...
E para todos que começaremos esse semestre: UM FELIZ RESTO DO ANO!

Um forte abraço, Angela !

Planejamento 3º bimestre 2014

Clicando novocês terão acesso a sugestões de atividades.

CIEP 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES I – PLANEJAMENTO 4 e 5 ANOS
ATIVIDADES PARA OS MESES DE: JULHO – AGOSTO - SETEMBRO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
ARTES
MÚSICA
MOVIMENTO
NATUREZA E SOCIEDADE
IDENTIDADE E AUTONOMIA

















3º BIMESTRE

Conto e reconto.

Identificação do nome.

Trabalho com a 1ª letra do nome.

Escrita do nome.

Manuseio de diferentes portadores de texto.

 Link

Alfabeto.

Pedacinhos das palavras.






 LinkConceitos matemáticos – de acordo com a turma.

Cores.

Contagem oral de acordo com a turma.


Problemas simples, cálculo mental.
 Link

 Link

Apreciação artística.

Desenho, pintura, colagem, modelagem e ilustração.

Arte brasileira e arte local.

Valorização das produções.

Arte com sucata.

Elementos da linguagem artística.


Exploração musical, intensidade e duração dos sons.

Jogos e brincadeiras com danças.

Música memorização.

Elementos musicais: estrofe, verso, refrão.

Canto.


Atividade de coordenação motora fina.

Atividades de coordenação grossa.

Corpo e movimento
Sensações.

Sinais vitais - sentir o corpo.

Resistência.

Reforço da capacidade motora.

Meio ambiente, Lixo/doenças.

Meio ambiente conservação.

Localização e conhecimento do espaço – Minha rua.

Prevenção de acidentes.

Tradições culturais de acordo com as datas.

Organização e cuidado com o espaço físico e materiais.

Reciclagem.

Higiene Bucal e corporal.



Autonomia na escolha de livros.

Autonomia nas atividades diárias.
Socialização.

Conservação dos espaços coletivos.

Cuidados com o corpo valorização da limpeza e aparência pessoal.

Normas de convivência.
Regras: Valores na Escola.

Iniciativa na resolução de problemas.

Importância do diálogo.
Rotina.

Respeito por si e pelos outros.

Respeito às diferenças.

 Clique AQUI para fazer o download do planejamento.

Calendário - julho - 2014 - Planejamento escolar

Clique  nopara acessar os projetos.
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles – Planejamento Mensal – julho 2014 – Profª
2ª feira                         
3ª feira
4 feira
5ª feira
6ª feira
Sáb
Dom

01-


03-

04-
05-RR(Reunião com Responsáveis)
06-
07-
08-
09-
10-


11-
12-



13- Final Copa do Mundo
14-

15-
16-
17-



18-

19-


21-
22-
23-
24-
25-




27-
28-

30-

31-












                          Clique AQUI para fazer o download do calendário do mês de julho.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Calendário agosto - planejamento


Clique nopara acessar os projetos.
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles – Planejamento Mensal – agosto 2014 – Profª
2ª feira                         
3ª feira - 
4 feira
5ª feira
6ª feira
Sáb
Dom
28/07-


30/07-Semana de autocuidado nas escolas - 29/07 A 02/08
31/07-Semana de autocuidado nas escolas - 29/07 A 02/08
01-Semana de autocuidado nas escolas - 29/07 A 02/08
02-

03-
04-
05-




06-
07-

08-
09-




12-
13-
14-

15-

16-RR (Reunião com os Responsáveis)

17-

18-
19-
20-
21-
22-
Culminância: danças típicas; alimentos típicos; corredor cultural
 Link
"Projeto Folclore"– “Você sabe o que é o Folclore? Valorizando nossa cultura!”

 Link
23-

25- Dia da Educação Infantil
Oficinas de Brinquedos

26- Semana da Educação Infantil
 Dia do Brincar
27- Semana da Educação Infantil
Teatro de Fantoches


28- Semana da Educação Infantil - Degusta-Ação - 4 anos
29- Semana da Educação Infantil
Degusta-Ação - 5 anos 

30-
Encerramento da Semana da Educação Infantil
Link da Culminância: http://jornalzinhociep502.blogspot.com.br/2014/08/semana-incrivel-da-educacao-infantil.html
31-



                                 Clique AQUI para fazer o download do calendário de agosto.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jornada Pedagógica - O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Interações

                               
06/06/2014 (6ª Feira) TARDE
O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Interações
Nossa Jornada Pedagógica, na parte da tarde, consistiu dos seguintes momentos:
1º momento – sessão de cinema;
2º momento – assistir a roda de conversa entre especialistas e profissionais da rede sobre o filme e tema proposto;
3º momento – Reflexão/Ação.

A partir do curta Cordas (Pedro Solis) fizemos as reflexões pedagógicas de nossa jornada, com o tema “O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Interações". A seguir assistimos ao conteúdo da roda de conversa, vídeo que consta do kit da jornada, sobre o Curta.
Enquanto assistíamos o vídeo, anotamos alguns pontos que achamos interessante, a partir dos seguintes questionamentos:
ü  Relembre algum momento no qual foi surpreendido com alguma “resposta” inusitada das crianças?
ü  Você precisou modificar sua postura enquanto educador diante de algum acontecimento desse tipo?
ü  Será que trabalhamos o corpo e o movimento com as especificidades que a Educação Infantil necessita?
ü  Qual o papel a afetividade ocupa em nossa prática?
 Terminamos nossas reflexões construindo o painel coletivo, propondo a representação da essência do filme: “Há cordas que não amarram e sim que libertam.”





Rio de Janeiro, 06 de junho de 2014.


Jornada Pedagógica - O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Descobertas





06/06/2014 (6ª feira) MANHÃ
O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Descobertas
Nossa Jornada Pedagógica consistiu dos seguintes momentos:
1º momento – sessão de cinema;
2º momento – assistir a roda de conversa entre especialistas e profissionais da rede sobre o filme e tema proposto;
3º momento – Reflexão/Ação.

A partir do filme Monstros S.A. fizemos as reflexões pedagógicas de nossa jornada, com o tema “O PEDAGÓGICO DE TUDO E DE TODOS nas Descobertas". A seguir assistimos ao conteúdo da roda de conversa, vídeo que consta do kit da jornada, sobre o Filme.
 Após reflexão coletiva a partir da vídeo Monstros AS, passamos a discutir os seguintes pontos:
•        Quais pontos despertaram a atenção?
•        Quais pontos dialogaram com a sua realidade de educador(a)?
•        A partir do visionamento, veio a tona alguma postura a ser ressignificada?
 A partir da leitura das Orientações Curriculares para a Educação Infantil respondemos as seguintes proposições feitas aos grupos:
Grupo I: trazer para a roda coletiva uma cena do cotidiano que evidencie algum apontamento do texto (E as crianças?).
Grupo II: trazer para a roda coletiva uma situação já vivida e bem sucedida que ilustre um  apontamento do texto (Afinal, qual o papel do educador na Educação Infantil ?)
Grupo III: trazer para a roda coletiva uma estratégia de trabalho com os responsáveis que tenha sido bem sucedida (Família: uma parceria a ser construída)
Grupo IV: trazer para a roda coletiva uma ideia, que tenha surgido durante a leitura, para enriquecer o tempo e o espaço da brincadeira.
          Partindo das trocas vivenciadas no dia de hoje confeccionamos um cartaz com um boneco coletivo, onde colamos o texto produzido a partir da leitura das Orientações Curriculares e reflexões sobre o nosso Projeto Político Pedagógico. O cartaz foi colocado em exposição.






Rio de Janeiro, 06 de junho de 2014.