Educação Infantil

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Culminância do PROJETO: OLIMPÍADAS 2016


Culminância do PROJETO: OLIMPÍADAS 2016 Conhecendo, convivendo, cuidando – O Mundo é uma bola!

O Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I nesta semana da Educação Infantil – 25 a 29 de julho - termina o Projeto Olimpíadas 2016, com a visita dos responsáveis.
Além da visita ao corredor Cultural, com a exposição das maquetes e trabalhinhos, também tivemos o Degusta-Ação!
Momento em que os pais fazem as refeições com as crianças.
A escola recebeu muitos elogios. Merenda gostosa e bem nutritiva.
A escola promete que a cada presença dos familiares esses momentos serão melhores.
Aguardamos sugestões para que fique OURO!
E todos ganharmos medalhas de campeões: criança-família-escola!


















































OURO!!!!!!!!!!!!!!!


terça-feira, 26 de julho de 2016

PROJETO: OLIMPÍADAS 2016 Conhecendo, convivendo, cuidando – O Mundo é uma bola!

PROJETO: OLIMPÍADAS 2016
Conhecendo, convivendo, cuidando – O Mundo é uma bola!
 
Professora: Elma
Período de realização: julho/2016

JUSTIFICATIVA
Este subprojeto justifica-se, além do momento do evento esportivo – Olimpíadas 2016 – realizadas no Brasil, e principalmente, por ser o SAMBÓDROMO local onde ocorrerão as competições esportivas com as seguintes modalidades: tiro com arco e maratona do atletismo.
O tema traz muitas possibilidades que podem ser exploradas pela escola. Desde o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. Com a vinda de pessoas de diferentes países, atraindo a curiosidade e interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema que leva a uma reflexão sobre o Planeta Terra.
Como a nossa cidade vai se tornar um quintal onde conviveremos com diferentes pessoas de diferentes países. Paramos para pensar: O que temos feito pela nossa cidade? É um lugar bonito, limpo, saudável? Onde fica o Rio de Janeiro? Qual o tamanho do Brasil no Mundo? Planeta Terra é um Planeta Azul? O que tem mais: água, terra? Como o Planeta Terra fica no espaço? 
Além das questões acima, com as olimpíadas, também podemos trabalhar as práticas esportivas. A importância do esporte em nossas vidas. O esporte, além de fazer bem para a saúde, é ótimo para a mente. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos alunos para práticas desportivas que venham a favorecer a melhoria da qualidade de vida dos pequenos.

Objetivo Geral:
  • Contextualizar esse grande evento esportivo que acontece pela primeira vez em nosso país, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.
Objetivos Específicos:
  1. Estimular o conhecimento sobre o meio ambiente: O Planeta Terra, Os “5Rs” na escola - recicle, reduza, repare, reuse e repense;
  2. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas: povos de outros países virão participar da olimpíada em diferentes modalidades esportivas como o vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, tiro com arco e maratona do atletismo, etc.
  3. Estimular o conhecimento de algumas modalidades esportivas;
  4. Estimular a coordenação motora;
  5. Estimular a cooperação, socialização;
  6. Estimular a competição saudável- nem sempre temos que ganhar;
  7. Estimular o espírito desportivo;

Sondagem para introduzir o tema
Através de questões simples como:
O que vem a ser Olimpíada?
Como e onde surgiu?
Onde fica o país das Olimpíadas desse ano?
Em que período?
Quais modalidades esportivas serão praticadas aqui no Sambódromo?
Como as pessoas de outros países chegarão ao Rio de Janeiro?
Que meios de transportes poderão usar?

Ações
  • Confecção do globo terrestre: sua superfície.
  • Explicação da força da gravidade, a importância do oxigênio, da água, dos outros planetas, da Lua e do Sol.
  • Ornamentação da escola com as cores e símbolos olímpicos, as maquetes produzidas.
  • Ver com os alunos alguns trechos de jogos, ou apresentações artísticas sobre as olimpíadas.
 Atividades
  • Confecção em modelagem usando balões e Papier marche, sucatas;
  • Criação de maquetes;
  • Identificar as modalidades esportivas a serem disputadas na Olimpíadas.
Observação:
Os alunos ao criarem as maquetes fizeram algumas observações:
 “Transformar o –lixo- em coisas é reciclar. É transformar em brinquedos, em tudo!”


Vejam como ficou Lindo!









































































Ainda vem mais novidades: AGUARDEM!