Educação Infantil

terça-feira, 26 de julho de 2016

PROJETO: OLIMPÍADAS 2016 Conhecendo, convivendo, cuidando – O Mundo é uma bola!

PROJETO: OLIMPÍADAS 2016
Conhecendo, convivendo, cuidando – O Mundo é uma bola!
 
Professora: Elma
Período de realização: julho/2016

JUSTIFICATIVA
Este subprojeto justifica-se, além do momento do evento esportivo – Olimpíadas 2016 – realizadas no Brasil, e principalmente, por ser o SAMBÓDROMO local onde ocorrerão as competições esportivas com as seguintes modalidades: tiro com arco e maratona do atletismo.
O tema traz muitas possibilidades que podem ser exploradas pela escola. Desde o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. Com a vinda de pessoas de diferentes países, atraindo a curiosidade e interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema que leva a uma reflexão sobre como o Planeta Terra. Como a nossa cidade se se torna um quintal onde conviveremos com diferentes pessoas. Assim, paramos para pensar: O que temos feito pela nossa cidade? É um lugar bonito, limpo, saudável? Onde fica o Rio de Janeiro? Qual o tamanho do Brasil no Mundo? Como o Planeta Terra fica no espaço?
Além das questões acima, com as olimpíadas, também podemos trabalhar as práticas esportivas. A importância do esporte em nossas vidas. O esporte, além de fazer bem para a saúde, é ótimo para a mente. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos alunos para práticas desportivas que venham a favorecer a melhoria da qualidade de vida dos pequenos.

Objetivo Geral:
  • Contextualizar esse grande evento esportivo que acontece pela primeira vez em nosso país, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.
Objetivos Específicos:
  1. Estimular o conhecimento sobre o meio ambiente: O Planeta Terra, Os “5Rs” na escola recicle, reduza, repare, reuse e repense;
  2. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas: povos de outros países virão participar da olimpíada em diferentes modalidades esportivas como o vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, tiro com arco e maratona do atletismo, etc.
  3. Estimular o conhecimento de algumas modalidades esportivas;
  4. Estimular a coordenação motora;
  5. Estimular a cooperação, socialização;
  6. Estimular a competição saudável- nem sempre temos que ganhar;
  7. Estimular o espírito desportivo;

Sondagem para introduzir o tema
Através de questões simples como:
O que vem a ser Olimpíada?
Como e onde surgiu?
Onde fica o país das Olimpíadas desse ano?
Em que período?
Quais modalidades esportivas serão praticadas aqui no Sambódromo?
Ações
  • Confecção do globo terrestre: sua superfície.
  • Explicação da força da gravidade, a importância do oxigênio, da água, dos outros planetas, da Lua e do Sol.
  • Ornamentação da escola com as cores e símbolos olímpicos, as maquetes produzidas.
  • Ver com os alunos alguns trechos de jogos, ou apresentações artísticas.
 Atividades
  • Confecção em modelagem usando balões e Papier marche, sucatas;
  • Criação de maquetes;
  • Identificar as modalidades esportivas a serem disputadas na Olimpíadas.
Observação:
Os alunos ao criarem as maquetes fizeram algumas observações: “Transformar o –lixo- em coisas é reciclar. É transformar em brinquedos, em tudo!”
Vejam como ficou Lindo!








































































Ainda vem mais novidades: AGUARDEM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário