Na infância a criança precisa de incentivos para a formação de
hábitos de leituras. Sabemos que trabalhar com as crianças de quatro e cinco
anos é permeado por muitas questões que fazem parte do processo da formação
enquanto indivíduo que se insere, passo a passo no mundo que o rodeia. Nesta etapa
da vida, os pequenos descobrem o mundo e fazem algumas escolhas no que se
refere ao jeito de ser e estar com o outro.
Por isso, na escola procuramos desenvolver a imaginação, emoções
e sentimentos dos pequenos de forma prazerosa e significativa, que os auxiliem nessas escolhas.
Os caminhos podem ser muitos, mas procuramos através da
literatura infantil, da brincadeira e do encontro com o outro transformar essa
etapa em um momento mágico, como mágicos são os pensamentos da criança.
Portanto, nossa escola concorda com os Referenciais Curriculares
Nacionais da Educação Infantil que apontam:
Para favorecer o
desenvolvimento da autonomia é necessário que o professor compreenda os modos
próprios de as crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e
construírem conhecimentos (BRASIL, 1998, p. 40).
E
em que momento se poderia culminar o que estamos implantando desde os primeiros
dias das crianças em nossa escola?
Bem, nós, professores concordamos que o melhor momento é aquele
em que todos os olhos se voltam para os pequenos, aquele momento em que a
criança, tem um dia, aliás, aqui em nossa escola é sempre o ano todo, mas o mês
de outubro foi escolhido para que esse momento fosse realmente mágico.
Organizamos um BAILE À FANTASIA onde eles poderiam se imaginar
tudo, heróis, sereias, princesas...
Vejam abaixo como os pequenos curtiram o BAILINHO FANTASIA!
Até outro momento MÁGICO!