Educação Infantil

Projeto "O Carnaval no Rio de Janeiro"

Projeto "O Carnaval no Rio de Janeiro"
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Rio de Janeiro e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Rio de Janeiro;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração

Estratégias:
*Músicas; * Painéis; * Pesquisa; * Dança; * Desenho; * Pintura; * Festa de carnaval;  
* Brincadeiras infantis; * Jogos diversos; * Recorte e colagem; * Vídeos; * DVDs;
* Fantoches e/ou dedoches; * Máscaras; * Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma: 1 a 2 semanas.
Desenvolvimento das atividades:
O projeto “O carnaval no Rio de Janeiro”, pode ser desenvolvido através da história do Sambódromo, local onde se situa nossa escola.
Para tornar a história do carnaval no Rio de Janeiro interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para as crianças trazerem algo sobre o carnaval: revistas, jornais, etc. como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de marchinhas e músicas tradicionais do carnaval (vídeos com as marchinhas). É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos.
História do Sambódromo:
Quando o desfile de Samba do Carnaval Carioca se tornou demasiado grande e as escolas começaram a necessitar de um espaço mais profissional, o governador Leonel Brizola contratou o arquiteto mais proeminente do Brasil, Oscar Niemeyer. Em 110 dias o Sambódromo foi construído.
A inauguração do Sambódromo aconteceu no dia 2 de março de 1984. Seu nome oficial é "Passarela do Samba Darcy Ribeiro", e desde então, é o espaço permanente do desfile das Escolas de Samba. Nesse mesmo ano a Mangueira foi a Escola de samba campeã do desfile.
O Sambódromo conta com diferentes estruturas em concreto dispostas em ambas as mãos da Rua Marquês de Sapucaí. Quando faltam poucos dias para o início do carnaval, a avenida é pintada de branco e convertida na passarela do samba chegando até a "Praça da Apoteose". Quando o Carnaval apodera-se do Rio, o Sambódromo transforma-se no maior show do planeta!
MÚSICAS:

* Música: Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.

* Música: CIDADE MARAVILHOSA
Composição: André Filho
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
(Bis)
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
(Bis)
 Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade

JOGOS:
Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Alegria; * Salão; * Serpentina; * Fantasias; * Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.

Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
C R A L___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...

Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra.
A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ALEGRIA
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:
* Caça-palavras; * Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;

Atividades de Artes:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Confecção de enfeites para o carnaval a partir de sucatas;
* Cada criança recebe uma máscara como a do vídeo, por exemplo, para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.

 “Baile de Carnaval”:
* Na culminância do projeto, o dia do “Baile de Carnaval” da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade. Usarão os enfeites feitos em sala durante o projeto.

Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Bibliografia:
* Site de pesquisa: Google: acessado em 05 de fevereiro de 2011: http://www.riobookings.com/pt/Carnaval-sambodromo-do-rio-de-janeiro-74
* Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ MEC, 1998
* Multieducação/SME, 1996