Educação Infantil

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bem-Vindos! Esperamos vocês de braços abertos!!!!!!

Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Nossa escola estará funcionando por enquanto na E.M. Rachel de Queiroz. Esperamos a todos com muito carinho e podem ter certeza de que o ano letivo de 2011 vai ser muito produtivo, tanto para as crianças, quanto para toda a nossa comunidade escolar.


Olá Mamães e Papais!!
Vamos iniciar nosso ano letivo e precisamos organizar a primeira semana de atividades.
Esta primeira semana será de Adaptação, tanto para as crianças quanto para muitos de vocês, pais. Deixar os pequenos na escola exige confiança e comprometimento.
Quando falo em confiança, penso nos pais que confiam em nossa escola para deixarem seus filhos. Mas penso também que, em toda relação, a confiança é mútua – é um trabalho de dia a dia, uma conquista, adquirida aos poucos.
O comprometimento vem das expectativas claras e bem definidas. O que esperar da escola? O que esperar das crianças? O que esperar dos pais?
A criança, ao iniciar as aulas, passa a conviver com adultos e com outras crianças ainda estranhos, e em um ambiente onde tudo é novo: mudam as pessoas com quem conviverão, o espaço físico é novidade, os objetos que devem ser compartilhados com várias outras crianças, os brinquedos e a rotina.
Os pequenos precisam criar vínculos com os professores, com os coleguinhas e com o ambiente escolar. Eles também precisam ter a certeza de que não vão ser abandonados pela família, um dos grandes medos presentes entre crianças nessa idade. Por este motivo, uma das coisas que prezamos é o respeito ao horário da saída. Podemos evitar problemas se cumprimos com o que combinamos com nossos filhos.
Uma forma de verificar que uma criança está adaptada é quando, chorando de saudade da mãe, a criança procura o colo de algum professor ou funcionário do colégio.
Então, para que essa primeira semana de atividades seja vivida de forma plena e agradável, o que organizamos foi o seguinte:

Calendário fevereiro – (Adaptação):
- 07/02/2011 a 11/02/2011- Entrada às 12:45h e saída às 15:00h
- 14/02/2011 a 18/02/2011- Entrada às 12:45h e saída às 16:00h-REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS- 13:00

- 21/02/2011 a 25/02/2011- Entrada às 12:45h e saída às 17:00h
- 28/02/2011 em diante- Entrada às 12:45h e saída às 17:00h
ü    Com a saída às 17:00h, haverá uma tolerância para pegar o aluno até às 17:15h, quando a unidade fecha;
ü    Nesse período de adaptação é importante repassar ao professor informações sobre seu filho;

A participação dos pais nos eventos da escola faz parte do processo de adaptação do aluno

O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não à toa, ganhou até um nome: adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina. 
A partir de agora, o seu filho vai passar algumas horas por dia longe de você, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. "É importante explicar a ele exatamente o que está acontecendo: que ele vai para a escola, que vai ter uma professora e amiguinhos novos"

Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, seu filho chora e diz que não quer ficar com a professora. Em outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias. Como agir em cada um desses casos? Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida dele. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança. "Não existe escola perfeita. As escolas sempre vão tentar fazer o melhor, mas é preciso lembrar que elas são feitas por seres humanos".
Estamos aguardando vocês!

ü    É fundamental a participação do responsável em reuniões, culminâncias e outros eventos realizados pela escola;

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