Educação Infantil

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TRÂNSITO NA ESCOLA – ATRAVÉS DAS MINI OFICINAS “TRANSMÍDI@S”

DIA DO 25 DE SETEMBRO - DIA DO TRÂNSITO
TRÂNSITO NA ESCOLA – ATRAVÉS DAS MINI OFICINAS “TRANSMÍDI@S”
Essa semana trabalhamos o TRÂNSITO NA ESCOLA, que é comemorado de 18 a 25 de setembro.
Essas OFICINAS em nossa U.E. consistem em mais um recusrso pedagógico para atuar com os alunos e ajudar aos professores dando um “feedback”, e às vezes, atuando como meio de lançameto e até mesmo revisão de assuntos já estudados.
 Através de músicas, imagens e de recursos midiáticos como a TV, vídeos, e o computador, esperamos contribuir para uma melhor integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo. 
Assim, buscamos ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, passando a considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender em relação ao desenvolvimento das capacidades física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Queremos através da Oicina Transmídi@s:
· Motivar e integrar as crianças através das diferentes mídias; 
· Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização dessas mídias;
. Resgatar sua autoestima;
. Desenvolver sua expressão oral, intelectual e emocional;
. Colocar o aluno em contato com diferentes tecnologias;
A Metodologia para desenvolvimento desse projeto é a “METODOLOGIA DE PROJETOS” que está baseada em uma proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. 
Em particular gostaria de acrescentar o quanto a oficina tem servido de estímulo para o nosso aluno com síndrome de down.
As oficinas acontecem de forma prazerosa e conto coom o apoio das professoras e dos alunos que gostam das oficinas e principalemente com o apoio da direção: a Diretora, Greyce Kelly Fernandes de Almeida, e as  Diretoras Adjuntas: Cíntia Schneider Valverde de Medeiros
Angela dos Santos Araújo – Coordenadora Pedagógica














Veja mais FOTOS assistindo ao VÍDEO!



sábado, 22 de setembro de 2012

Projeto Primavera e Árvore(Meio Ambiente)


I Introdução

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

II – Justificativa

Entendemos que ao se tratar de Meio Ambiente devemos enfatizar que o ser humano também faz parte dele e com ele estabelece relações sociais, econômicas e culturais. É necessário repensar a ação do homem ao relacionar-se com o meio ambiente (desenvolvimento insustentável) e esse novo pensar deve ser construído desde a infância.

A criança deve perceber-se como parte do meio ambiente e deve compreender que seus atos têm impacto sobre a natureza.

III Objetivos Gerais:

Aproveitar o mês de setembro em que se comemora o Dia da Árvore e a Chegada da Primavera para:

despertar o interesse pela preservação ambiental

observar o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática investigatória

(como se alimentam as árvores e as plantas? - porque mudam as estações, etc)

reconhecer a importância da água na vida do planeta

desenvolver atitudes concretas de preservação ambiental.

IV – A Realidade na Escola

Ao observarmos em nossa escola a presença de atitudes como:

Desperdício de papel (em sala de aula e na área administrativa)

lixo no chão

torneiras abertas nos banheiros (desperdício de água)

inexistência de coleta seletiva de lixo

abandono ou descaso das áreas verdes (jardins e gramados)

desperdício de energia elétrica

estímulo ao consumismo

outros.

O nosso Projeto contém atividades para serem desenvolvidas com todos os alunos, da Educação Infantil, turmas EI- 10, 11, 12, 13, 20, 21, 22 até a turma 1101 do Ensino Fundamental  - 1 º ano.

V – Desenvolvimento

O Projeto está inserido em nosso PPPA e é desenvolvido tanto em sala de aula quanto na OFICINA TRANSMÍDI@S.

VI – Culminância

Para a culminância do projeto:

a) Mural para exposição dos trabalhos

b) Divulgação das produções individuais e coletivas no blog da escola

c) Manual de boas práticas ambientais (divulgado no blog da escola).
Algumas fotos do Projeto:









 


Vejam mais no vídeo!



– Manual de boas práticas ambientais!

 

Economize - Água

* Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.

* Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.

* Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando,

desligue a torneira.

Economize -  Energia

* Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as

luzes.

* Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso

não esteja sendo utilizado.

* Ar condicionado - utilize com moderação!

* Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a

máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo

tempo.

* Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim,

o liga e desliga.

Lixo no lugar certo!

* Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Lembre as crianças que a água passa também pela produção de energia e que o lixo que jogamos no meio ambiente polui solos e rios.

 



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

25 de agosto Culminância da SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossa Semana de Educação Infantil foi coroada de êxito.
Parabéns professores, funcionários, crianças, responsáveis, direção e equipe.