Projetos Novembro - OFICINA TRANSMÍDI@S
I- Justificativa
Com base no nosso projeto político
pedagógico anual “Música na escola,
educação na Vida!”que elenca temas como: o dia 15 de novembro, em que
comemoramos a Proclamação da República, o dia 19 de novembro comemoramos o Dia
da Bandeira e o dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. E
seguindo as resolulçoes da Lei nº 10.639/2003, que acrescentou à Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O
primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e
especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos
africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na
formação da sociedade nacional. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o
Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
O importante nestas datas, é
reforçar o sentimento cívico, despertando na criança, amor, respeito pela
pátria. O orgulho de sermos brasileiros e termos uma bandeira bonita que possui
em suas cores, verde, amarelo, azul e branco, significados muito profundos. O
respeito às diferenças de cor, credo, aparência, individualidades, etc. Pois, a
partir de Zumbi, temos um momento de reflexão para não admitirmos a
intolerância e o preconceito.
II- Objetivo geral
Despertar na criança o senso crítico
levando-o a questionar a realidade atual do Brasil, como a República foi
importante para termos uma vida democrática atualmente, a importância da nossa
Bandeira. E no dia 20 de novembro, vermos em ZUMBI dos Palmares, a personagem
de um herói para os discriminados, isto é,
para os excluídos da sociedade.
III- Objetivos Específicos
- Discutir sobre a Proclamação da República;
-Associar a Bandeira como um símbolo que representa o Brasil
entre outros países;
-Entender o significado das cores da Bandeira;
-Despertar o sentimento cívico;
-Conhecer um pouco sobre a vida de Zubi dos Palmares;
-Discutir os diferentes tipos de preconceitos que existem;
-Discutir diferentes formas de como devemos combater os
preconceitos.
-Desenvolver o gosto e o hábito pela
leitura e mostrar aos alunos a importância do respeito às diferenças, através
da obra de autores da nossa literatura.
-Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade.
-Aprender a respeitar uns aos outros. E este aprendizado se constitui através das histórias apresentadas.
-Entender e valorizar a identidade da criança negra.
-Desmitificar certos preconceitos como: homem não pode chorar.
-Trazer à tona, discussões provocantes, por meio dos vídeos/livros um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
-Construir uma cartilha de conscientização sobre o respeito ao próximo;
-Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade.
-Aprender a respeitar uns aos outros. E este aprendizado se constitui através das histórias apresentadas.
-Entender e valorizar a identidade da criança negra.
-Desmitificar certos preconceitos como: homem não pode chorar.
-Trazer à tona, discussões provocantes, por meio dos vídeos/livros um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
-Construir uma cartilha de conscientização sobre o respeito ao próximo;
IV- Atividades
1- Vídeos específicos de cada data na OFICINA TRANSMíDI@S;
2- Ilustração de desenhos sobre as datas acima;
3- Confeccionar um “Painel ilustrado” de cada tema;
4- Cantar Hino Nacional;
5- Apresentação cores da bandeira;
6- Hino da Bandeira;
7- Confeccionar a "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
7- Confeccionar a "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
V- Medotodologias:
Todas as atividades serão realizadas
em todas as turmas com as respectivas professoras. Nas OFICINAS TRANSMÍDI@S os
alunos farão um pequeno debate sobre os temas e assistirão vídeos e ouvirão
vídeos e histórias digitais sobre os temas. Conversar com os alunos que o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – 20 de
novembro, é uma data para se falar sobre as diferentes formas de
conscientização que devemos ter com relação aos preconceitos e discriminações.
A partir daí combinar escrevermos uma cartilha, isto é, um
livrinho que serve para ensinar a ler, aqui ele servirá para ensinar o
RESPEITO.
Montaremos uma lista de frases sobre diferentes tipos de coisas que podemos fazer para respeitar as diferenças de cor, jeito de ser.
A partir daí, os alunos vão selecionar frases sobre os nossos valores, o amor, o egoísmo; a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus; o respeito ao próximo; a amizade; etc...
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.
Para tanto vamos utilizar:
Vídeo dos livros:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado; ”O Menino Nito", Sonia Rosa; "Contos Africanos - Rogerio Barbosa Andrade"; "Cores"-
VI. Atividades:
OFICINA TRANSMÍDI@S: ouvir e analisar os livros “Menina bonita do laço de fita”, o livro “ Menino Nito”, "Contos Africanos", "A botija de Ouro"; "Cores"; "Na minha escola todo mundo é igual", "Viva às diferenças"; "Educação para valores 01- Respeito"; "As tranças de Bintou". - (Todos os vídeos são encontrados no yoyutube).
Pintar desenhos dos livros;
Seleção e escolha de frases para a cartilha;
Pintar a cartilha para exposição no mural da escola;
Exposição de toda a atividade no Blog da Escola: “LIVRO ELETRÔNICO DA VIDA- BLOGUINHO CIEP 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES”o debate sobre os temas e assistirão vídeos e ouvirão histórias digitais sobre os temas.
Montaremos uma lista de frases sobre diferentes tipos de coisas que podemos fazer para respeitar as diferenças de cor, jeito de ser.
A partir daí, os alunos vão selecionar frases sobre os nossos valores, o amor, o egoísmo; a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus; o respeito ao próximo; a amizade; etc...
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.
Para tanto vamos utilizar:
Vídeo dos livros:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado; ”O Menino Nito", Sonia Rosa; "Contos Africanos - Rogerio Barbosa Andrade"; "Cores"-
Artes Visuais PUC Campinas. Material
Didático para crianças; "As tranças de Bintou" e outros vídeos sobre o temas (ver em ATIVIDADES!).
OFICINA TRANSMÍDI@S: ouvir e analisar os livros “Menina bonita do laço de fita”, o livro “ Menino Nito”, "Contos Africanos", "A botija de Ouro"; "Cores"; "Na minha escola todo mundo é igual", "Viva às diferenças"; "Educação para valores 01- Respeito"; "As tranças de Bintou". - (Todos os vídeos são encontrados no yoyutube).
Pintar desenhos dos livros;
Seleção e escolha de frases para a cartilha;
Pintar a cartilha para exposição no mural da escola;
Exposição de toda a atividade no Blog da Escola: “LIVRO ELETRÔNICO DA VIDA- BLOGUINHO CIEP 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES”o debate sobre os temas e assistirão vídeos e ouvirão histórias digitais sobre os temas.
As atividades de ilustração, serão feitas em sala de aula e nas
OFICINAS TRANSMÍDI@S (OFICINA TRANSMÍDI@S-PROF. ANGELA) e serão expostas no pátio e nos corredores da escola.
VII- Cronograma
08/11- Apresentação da Poesia e Hino da Bandeira- Execução do
hino Nacional e apresentação das cores da bandeira.
12/11– Dia Nacional da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares. Construção da "Cartilha da Consciência negra: Cores e jeitos para todos os gostos".
01/11 a 30/11- Atividades sobre o tema e exposição nos corredores
e murais da escola.
VIII- Avaliação:
Será feita de forma contínua no decorrer das atividades
propostas. E será considerado
altamente produtivo o interesse, participação e material
produzido durante o projeto.
Assistam ao vídeo das atividades!