Educação Infantil

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Votação da 2ª Biblioteca do Professor de 2011

A Secretaria Municipal de Educação abre a votação da 2ª Biblioteca do Professor de 2011. A partir de hoje, 20/04, cada professor poderá votar em dois livros que deseja ganhar, sendo um voto para cada categoria, Literatura Brasileira e Literatura Estrangeira, de acordo com uma lista de indicações.
O projeto Biblioteca do Professor faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores e visa o incentivo à leitura entre os professores da rede municipal.
 
Blioteca do Professor                                                     
                      Clique aqui 

Desejos de Páscoa!



Desejos de Páscoa!

Desejo que nessa Páscoa  cresça muito em seu interior a força que irás precisar nas batalhas da vida, a sabedoria que desejarás em momentos de dúvida e a fé que te iluminará em momentos de trevas.  Que nessa Páscoa  você possa ajudar mais gente a ser  gente. Pois Páscoa é renascimento é recomeço. É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós para sermos felizes.
Assim eu desejo que o seu TALENTO traga muitos DIAMANTE NEGRO e OURO BRANCO, além de muito PRESTÍGIO em sua vida, e que tudo isto cause a SENSAÇÃO de estar em um MUNDY de alegrias vivendo um SONHO DE VALSA embalado por uma SERENATA de AMOR para que todos nós, a todo momento gritemos:
BIS!
      Direção e Equipe Ciep 01.02.502/2011




Hoje foi a  culminância das atividades sobre a Páscoa. A partir do mini projeto coelhinho da Páscoa, trabalhamos os seguintes eixos temáticos: Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Corpo e Movimento e Linguagem oral e Escrita. O trabalho foi desenvolvido através de uma conversa informal sobre a Páscoa seu significado e seus símbolos. Usamos também pequenos vídeos sobre a páscoa, historinhas de coelhinho e, é claro, musiquinhas sobre a páscoa e o coelhinho. Deixamos que as crianças falassem sobre o que entendiam por Páscoa e com as atividades planejadasinformamos sobre o verdadeiro sentido desta. As crianças cantaram as várias músicas sobre a Páscoa e, através de expressão corporal, representaram as músicas.
Pintaram os desenhos do coelhinho e do ovo da páscoa. Aproveitamos o momento para inicarmos a leitura e escrita das palavras: ovo, coelho e páscoa.
No final das atividades os alunos receberam orelhinhas de coelho e um mimo da páscoa.
Foi um dia divertido, mas o mais importante foi terem aprendido o verdadeiro significado da páscoa: RENOVAÇÃO DE ATITUDES, RECOMEÇO DE UMA EXISTÊNCIA, AGORA SEM ERROS, OU PELO MENOS TENTANDO ERRAR MENOS.
As aulas retomarão as atividades normais na segunda-feira depois dos feriados.
Uma Feliz PAZcoa para todos!






domingo, 17 de abril de 2011

Que eu tô voltando pra casa. Me vê! Que eu tô voltando pra casa. Outra vez...



Que eu tô voltando pra casa. Me vê! Que eu tô voltando pra casa. Outra vez...
Voltar às aulas em nosso próprio prédio é muito bom:  Nada como a “casa da gente!”
Durante o período em ficamos em outra escola, por causa do carnaval, nosso prédio foi para outro local: Saímos do Setor 6 e fomos para o Setor 13.
A direção teve que fazer reformas, pinturas, arrumar tudo bem rápido para recebermos os nossos alunos como eles merecem: Com uma Escola bem pintada e bem conservada.
As professoras correram para arrumar suas salas: Cada uma mais bonita do que a outra!
Nossa primeira reunião de professores: :Ainda há muito para ser feito e muito a ser discutido. Queremos uma escola de qualidade para nossos alunos.
Em nosso Centro de Estudos do dia 13 conversamos sobre o que seria uma boa Escola, uma Escola que tivesse por princípio a construção de uma cidadania pacífica, solidária!
Para nossa Equipe de Professores uma boa escola é aquela em que:
- existe um clima favorável à aprendizagem;
- os professores e gestores são líderes animadores;
- a violência é substituída pela cultura de paz;
- existe um bom currículo.
Ao oferecer afeto, lazer e ensino, com conhecimentos, brincadeiras, cuidados com a saúde e práticas de formação artística, cultural e esportiva, essa escola investe na formação integral do aluno.
Um lugar onde o aluno se sente bem. Mas, muito mais do que isso, a escla deve ser um local atento, na medida do possível, às diferenças individuais. Assim, procuramos estabelecer um foco que visa a formar cidadãos competentes e autônomos, cientes de sua função em uma sociedade democrática. Para atingir esses objetivos é preciso contar com uma equipe de profissionais que, além de experientes e atualizados, saibam criar vínculos emocionais positivos com seus alunos. Uma boa escola cumpre o que promete ser: basicamente, o lugar aonde o aluno vai para estudar e aprender. Buscamos oferecer oportunidades de aprendizagem às crianças baseados em um projeto pedagógico realmente moderno. Ativos no processo de aquisição do conhecimento, nossos alunos terão condições de se converter em cidadãos capazes de se realizar em um mundo marcado pela revolução tecnológica, pela rapidez das mudanças e pela velocidade da informação.
Ainda que, em nosso dia-a-dia, não nos preocupássemos em entender o que acontece ao nosso redor, seria impossível deixar de sentir: estamos envolvidos por um turbilhão de transformações em casa, no trabalho, nas ruas. A escola tem o papel fundamental de socializar nossas crianças, de capacitá-las para o mundo competitivo em que estamos mergulhados. Isso é mais do que fazê-las dominar massas de conhecimentos que, em poucos anos, estarão fossilizados. Hoje, como educadores, precisamos fazer de cada aluno um cidadão versátil e flexível, com boa capacidade de comunicação, que saiba trabalhar em equipe e com sólida formação escolar, além de uma formação que estabeleça vículos de solidariedade e empatia . Os professores em nossa escola estão constantemente se reciclando. Porém, os educadores mais bem preparados notam que não só essas habilidades bastam. Uma boa escola educa seus alunos no espírito de cooperação e colaboração, não cobra o que o aluno não é capaz de mostrar, e se o aluno tem dificuldades na escola os professores transformam essa dificuldade em oportunidades para uma atitude vencedora. Seria então como a Escola da Ponte, a escola dos sonhos de Rubem Alves, uma escola que gira em torno da realidade e da dificuldade de cada criança. Principalmente o seu convívio pacífico e solidário. Queremos assim estabelecer uma “Ponte” entre a escola, a casa e a todos os setores que tambem são responsáveis pela formação de um cidadão que atravesse a sua cidade sem temer, sem ser agredido e sem ser maltrado pois sabe que vive num mundo onde todos se importam com todos!

domingo, 10 de abril de 2011

Bem Vindos!


Bem Vindos!
Queridos alunos e Responsáveis, nós, direção, professores e funcionários, lhes damos as boas-vindas. Um ótimo retorno a nossa escola e que seja muito bom e diferente! Vamos tornar esta escola a melhor! Participe! Você é muito importante! No período em que ficamos em outra escola ela foi pintada, lavada para que você se sinta bem. Vamos mantê-la limpa e bonita. Queremos proporcionar a vocês um bom ambiente, limpo, agradável e com muitas novidades. Agora vamos caminhar juntos. Você já imaginou como vai ser bom se orgulhar da sua escola? Pois bem, mãos à obra, sinta-se em casa. Juntos formamos um time especial. Vamos transformar nossos sonhos em realidade. 
Feliz retorno para todos! Dia: 11/04/2011
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles