No último dia 08 de outubro todas as Unidades Escolares do Município do Rio de Janeiro fizeram uma REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS.
Inicialmente a Equipe de Direção relembrou a importância da família no sucesso escolar do aluno, destacando que a presença dos responsáveis em todos os eventos pedagógicos e reuniões é fundamental para estreitar a parceria entre a Família e a Escola.
Lembrou a todos que, diariamente, a Escola está disponível, nos horários previstos pela Resolução Nº 1128, de 25 de abril de 2011, para atendimento e orientações a todos os responsáveis. Esclareceu ainda, que a presença às reuniões previstas no Calendário Escolar como uma das condicionalidades para que os beneficiários do Cartão Família Carioca façam jus ao benefício, o que torna sua presença obrigatória.
A Unidade Escolar aproveitou o encontro para esclarecer sobre a DENGUE.
A dengue é uma doença causada por vírus chamados de arbovírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes aegypiti. É um problema de saúde pública, principalmente em países tropicais cujo clima propicia a reprodução do mosquito vetor.
a) Agente etiológico: variedades de vírus pertencentes ao grupo dos arbovírus;
b) Contágio: através da picada do Aedes aegypiti contaminado pelo vírus;
c) Ciclo de vida: o vírus se reproduz no interior do mosquito vetor e se instala em seu intestino e glândulas salivares. Quando a fêmea contaminada pica um humano, ela injeta uma substância anticoagulante, produzida por suas glândulas salivares, juntamente com os vírus. Ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente, a fêmea do mosquito se contamina e passa a ser o vetor do vírus;
d) Sintomas: podem ser diferentes, dependendo da variedade do vírus e se a pessoa já contraiu a doença anteriormente - ou pode também ser assintomática. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor no corpo, dor na região atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, cansaço e mal-estar. No caso de uma variedade mais grave, a dengue hemorrágica, a coagulação sanguínea é prejudicada, ocasionando hematomas e hemorragias;
e) Profilaxia: eliminar os focos do mosquito. A fêmea coloca seus ovos em locais contendo água limpa e parada. Então, evitar acúmulo de água em vasos, restos de lixo, entre outros, auxilia no controle da propagação do vetor.
A apresentação foi ilustrada com os vídeos: ESCOLA X DENGUE, com as HISTÓRIAS- DENGUE: CONTANDO UMA HISTÓRIA – (6’6’’) e CAMPANHA DENGUE ESPORTE (3’10’’).
Para finalizar a Escola fez a apresentação do Vídeo: DENGUE DIGA SIM À SAÚDE.
Vídeo produzido a partir das atividades feitas com os alunos da Unidade Escolar.
Aproveitamos para entregar os folhetos enviados pela Secretaria: NÃO DEIXE A DENGUE pegar você de SURPRESA.