Jornada pela cidadania/coep (Água é vida!)
Nossa Escola, para 2010, está envolvida em um Projeto Pioneiro de Informática Educativa, para a Educação Infantil, a partir da Lei Africana lei federal nº 10.639 e baseada na LEI Nº 11.645, de 10 março de 2008 , que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei . 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O Projeto tem por tema: “A África somos nós: com um livro na mão e a bola no pé, vamos lá!”. Em parceria com a Sala de Leitura, utilizando as seguintes mídias: rádio, TV, DVD, vídeos, livros, computadores, internet, máquina digital, jornais. Os trabalhos serão disponibilizados na internet com um site dos trabalhos dos alunos (somente os autorizados pelos responsáveis); produção de vídeo para apresentação nas exposições da E/1ªCRE e encerramento do ano letivo. Os professores da U.E. receberão capacitação em Informática Educativa nos horários de Centro de Estudos, pela Coordenadora Pedagógica- Capacitadora de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Analista de Sistemas, pós-graduada em Educação com Aplicação da Informática. Esses precisam estar a par das necessidades da sociedade, que é a utilização crescente dessas mídias. Através da Tis (Tecnologias da Informação), o professorado, poderá potencializar o ensino e proporcionar os meios para que os alunos vivenciem, na escola, os meios que o tornarão um cidadão atuante e autônomo. O uso das mídias: rádio, TV, DVD, vídeos, livros, computadores, internet, máquina digital, jornais, são recursos que quando bem preparados e adaptados à realidade da escola impulsionarão o ensino e o tornarão prazeroso, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende.
Justificativa: Sabemos que é através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Para isso é preciso sensibilizar o aluno a valorizar a água; sua importância para a sobrevivência do homem no planeta. Despertar o espírito de solidariedade e ao planeta onde vivemos, para isso devemos conservar suas reservas naturais como a água. Estudar as consequências do lixo jogado nas ruas e em locais não apropriados, que consequentemente irão poluir mares e rios. As noções de conservação e NÃO ao desperdício devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade. A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. Através de pesquisas na internet fazer com que o aluno conheça o diferente e aprenda a respeitá-lo. O tema deve ser trabalhado de maneira que o aluno perceba que pode atuar de forma colaborativa na sociedade, intervindo em ações de preservação do meio ambiente. Deve ser permitindo ao aluno perceber que ao respeitar a natureza e contribuir para um ambiente limpo, estará preservando as fontes naturais: água, solo e ar. Ao estudar ecologia na escola e participando da construção coletiva de ações que ajude a tornar o local onde mora, seu entorno, com responsabilidade e colaboração ecológica, estará adquirindo saúde para si mesmo e para seus amigos e familiares.
Problematização:
Que mundo queremos? Azul, saudável, limpo? O que fazer para ajudar o mundo a ser saudável de novo?
Que mundo queremos? Azul, saudável, limpo? O que fazer para ajudar o mundo a ser saudável de novo?
Objetivo Geral:
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.
Objetivos Específicos:
Despertar a consciência pela preservação.
Explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Produção de um livro, em dupla, em parceria com a Sala de Leitura sobre a água, sua importãncia na vida e as consequências da poluição da água..
Disciplinas: Todas.
Público Alvo: Educação Infantil.
Prazo: O ano todo.
Atividades a serem desenvolvidas: Textos literários. Jogos de inteligência pessoal. Atividades de sensibilização. Campanhas na escola e comunidade. Reflexão sobre o desgaste que o planeta vem sofrendo. As consequências do abuso e falta de consciência ecológia que acabam em tragédia, como a última enchente sofrida pelo Estado do Rio de Janeiro. Valorização a respeito ao ambiente em que mora. Adotar atitudes ecológicas de solidariedade e respeito ao planeta. Refletir sobre a responsabilidade de cada um. Cooperar com os colegas para juntos farem uma obra maior. Expressar idéias e opiniões. Leitura de livros de história sobre a questão ambiental. Dramatização. H.Q. Recorte e colagem, sobreposição. Campanhas solidárias (como por exemplo: limpeza das áreas internas da escola, sala de aula, pátio da escola).
Procedimentos Metodológicos: Dinâmica de sensibilização: vídeos sobre a água (youtube); Exploração da literatura infantil: “A Água” (Callis Editora), do escritor C. Vance Cast); |
Rodas de conversa com relatos do que observam nos locais por onde passam, se está limpo, conservado, sujo;
Leitura de imagens de de jornais, internet ou revistas;
Leitura de notícias de jornais, internet ou revistas;
Painel de fotos de vários tipos de meo ambientes como: água, solo e ar;
Observação de mapas e globo;
Pesquisa: poluição do solo, água e ar;
Atividades com jogos e brincadeiras;
Produção de livro coletivo: desenhos e colagens de fotos ou gravuras sobre o meio ambiente;
Leitura de imagens de de jornais, internet ou revistas;
Leitura de notícias de jornais, internet ou revistas;
Painel de fotos de vários tipos de meo ambientes como: água, solo e ar;
Observação de mapas e globo;
Pesquisa: poluição do solo, água e ar;
Atividades com jogos e brincadeiras;
Produção de livro coletivo: desenhos e colagens de fotos ou gravuras sobre o meio ambiente;
Produção de historinha para dramatizar ( fazer fotonovela com HQ);
Explorar o meio ambiente pr´ximo (escola e entorno escolar): produzir maquetes com massinha de modelar;
Recursos: rádio, TV, DVD, vídeos, livros, computadores, internet, máquina digital, jornais.
Explorar o meio ambiente pr´ximo (escola e entorno escolar): produzir maquetes com massinha de modelar;
Recursos: rádio, TV, DVD, vídeos, livros, computadores, internet, máquina digital, jornais.
Conceitos Disciplinares:MATEMÁTICA: sistema decimal e de medidas, adição e subtração com reserva, geometria;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: oralidade, leitura, escrita, produção textual;
NATUREZA: evolução das espécies, corpo humano, alimentação; higiene e saúde;
MOVIMENTO: localização, relações espaciais;
SOCIEDADE: tempo, relações sociais;
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: desenhos sobre o meio ambiente e o plneta Terra;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: oralidade, leitura, escrita, produção textual;
NATUREZA: evolução das espécies, corpo humano, alimentação; higiene e saúde;
MOVIMENTO: localização, relações espaciais;
SOCIEDADE: tempo, relações sociais;
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: desenhos sobre o meio ambiente e o plneta Terra;
Música: músicas sobre o planeta;
Temas Multidisciplinares:
Pluralidade cultural
Saúde
Ética e cidadania
Recursos:
Livros infantis e informativos; jornais; cd´s; máquina digital; aparelho de som; dvd; massa de modelar; papéis: sulfite, cartão, pardo; computador; tv.
Período de Realização:
De maio a novembro de 2010;
Socialização:
Para comunidade escolar em eventos coletivos.
Referências:
A era do gelo (1-2-3). DVD.
Pluralidade cultural
Saúde
Ética e cidadania
Recursos:
Livros infantis e informativos; jornais; cd´s; máquina digital; aparelho de som; dvd; massa de modelar; papéis: sulfite, cartão, pardo; computador; tv.
Período de Realização:
De maio a novembro de 2010;
Socialização:
Para comunidade escolar em eventos coletivos.
Referências:
A era do gelo (1-2-3). DVD.
Vídeos do youtube;
Músicas:
Planeta Água; Sal da Terra; etc.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde
A Água” (Callis Editora), do escritor C. Vance Cast,
Em 2011 continuaremos nos "Jornada pela Cidadania COEP" com o Projeto: Brasil eu quero te ver Verde! É preciso continuar analisando com os alunos e acomunidade escolar do entorno a situação do Planeta Terra. Hoje se vê necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao Meio Ambiente por conta da vida moderna. A Proliferação das indústrias, os processos de urbanização e a utilização desenfreada dos recursos naturais vêm causando grandes problemas para a sobrevivência humana. Sendo assim vemos que muitas vezes simples atos são necessários para a melhora do meio ambiente. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Inserir a Educação Ambiental às atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal a inserção das questões ambientais no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cientista, para falar em Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta a prática.
Já começamos com os trabalhos em Educação Artística trabalhando Vick Muniz e o material de sucata.
Para o mês de fevereiro, no carnaval, vamos confeccionar enfeites com material de sucata.
Também faremos a confecção de brinquedos, como "dedoches".
Essa é "Bibi Lourenço". Criada pela professora Helimar Lourenço.
Escola da MIN!
ResponderExcluir