'http://imageshack.us/photo/my-images/33/blog502logo.jpg/’ rel=’shortcut.icon’

Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

domingo, 27 de abril de 2014

PROJETO: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!


Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
Duração: Até a Copa do Mundo
TEMA: Copa do Mundo
Educação infantil: 4 e 5 anos
ÁREA: Natureza e Sociedade / Valores






Objetivos: • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. • Conhecer a história das copas. • Identificar cada país e os dias que jogam. Trabalhar os valores humanos na escola.

Formulação dos Problemas: • Onde será realizada a Copa do Mundo? • O que podemos observar nos grupos? • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes? • Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Maio/Junho

Material: • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc. • Hino Nacional; vídeos; trabalhos para colorir e completar; escrever, etc.

Temas TransversaisÉtica e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física
:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo
: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português
: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

Texto
: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática
: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

Significado dos termos
: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.

História e Geografia
: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas

Ciências
: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;  O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões e Aplicações: 
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.


Valores Humanos na Escola: Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

OBJETIVOS
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
• intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.

• Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o seguinte texto do Livro das virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova Fronteira.
Clique AQUI para fazer o download do arquivo!
• Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar brincadeiras e atividades em grupos que favoreçam essas reflexões .


Texto Reflexivo:
Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia de nosso colégio: "Ensino Completo. Formação Integral". Estamos vivendo a "Era do Conhecimento", momento em que nenhuma pessoa pode parar de estudar, de reciclar-se. Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber gerenciar todo esse "saber" para não "estressar" e sentir-se útil e feliz na sociedade em que vive. Quando dirigimo-nos ao "conhecimento" não nos referimos apenas ao conhecimento formal mas, sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao conhecimento do ser humano, dos acontecimentos do mundo. Atualmente surgem muitos cursos sobre o desenvolvimento pessoal e grupal, sobre como conviver e relacionar-se melhor, como ser mais feliz!

Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" "Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-los?" "O que o mercado de trabalho exige hoje?" Exige iniciativa, argumentação, ética, divisão com o outro...SIM, É PRECISO IR ALÉM! Nossos alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Educação Infantil

Educação Infantil
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles
http://www.goear.com/listen/5f41dd5/aquarela-toquinho

Dengue

Dengue

Cada um fazendo a sua parte, a dengue pode ser evitada. É simples!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Twitter
Clique com o botão direito do mouse no passarinho para abrir em nova janela e/ou nova guia, assim você não sai do Bloguinho!

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!
E-mail-me: jornalzinhociep502@gmail.com
  • Aguardamos o seu contato
  • Loading...

    Pesquisar este blog