Ciep
01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO:DIA
DAS MÃES – MAMÃE SHOW DE BOLA!
Duração: Uma
semana
TEMA: Dia
das Mães- Família - MAMÃE
Educação infantil:
4 e 5 anos
ÁREA:
Natureza e Sociedade / Sócio afetivo
2 –
JUSTIFICATIVA:
Este projeto
surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas. E os
valores de amor, compreensão, respeito, amizade, entre outros.
3 - QUESTÃO
DESENCADEADORA:
Através do
vídeo da XUXA – 5 patinhos- introduzirei o tema /família- obediência, respeito,
amor, entre outros valores. Realizando a comparação da mamãe dos patinhos e da
mamãe. 
4 –
CONTEÚDOS NORTEADORES:
 Qual o nome da minha mamãe?
 O que minha mãe mais gosta?
 Mamãe se preocupa comigo – crianças- de que
forma?
Como eu faço
o que minha mamãe gosta?
 Quem são os membros da minha família?
5 –
OBJETIVOS:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
 Identificar pelo nome a minha mamãe;
 Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
 Expressar-se;
 Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
 Usar a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc. 
MATEMÁTICA:
 Sequenciar fatos;
 Estabelecer aproximações a algumas noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem – 5 patinhos: 4, 3 2 e 1 –
alunos de 4 anos. Até 10 ou mais, alunos de 5 anos, relações espaciais – dentro
fora- perto/longe, etc.;
NATUREZA E
SOCIEDADE:
Reconhecer e
nomear os membros da família;
 Participar de atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
ARTES
VISUAIS:
 Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confecção de
dedoches de patinhos;
 Confeccionar presentes e lembranças para datas
especiais;
 Observar o limite disponível para os desenhos,
pinturas e colagens;
 Participar de mímicas das músicas;
SÓCIO
AFETIVO:
 Criar combinações para o desenvolvimento da
rotina;
 Respeitar regras pré-estabelecidas;
 Compartilhar materiais de uso comum, bem como
brinquedos e espaços;
 Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
 Ouvir os que os colegas têm para falar;
 Criar vínculo afetivo com a professora e os
colegas;
 Valorizar sentimentos de: arrependimento,
amizade, cooperação, cuidados com o próximo; 
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço
ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
 Locomover-se pela escola com mobilidade;
Pequenos
Movimentos:
 Encaixar objetos por tamanho;
Rasgar,
amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar
livremente com massinhas e argila;
Utilização
adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
 Participar de brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos;
 Participar de situações que integrem músicas,
canções e movimentos corporais.
6 –
ATIVIDADES PREVISTAS:
 Conversas na rodinha;
 Levantar questionamentos;
Pinturas
diversas; 
 Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e
ritmos;
Confecção do
presente da mamãe (porta retrato ou caderno de receitas);
 Confecção do cartão da mamãe;
 Criar um mural com as fotos ou desenhos da
mamãe;
 Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.
Apresentação,
para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”;
Colocar “dedoches”
de patinho.
Atividades:
 
.jpg)














 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário