Ciep
01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO:DIA
DAS MÃES – MAMÃE SHOW DE BOLA!
Duração: Uma
semana
TEMA: Dia
das Mães- Família - MAMÃE
Educação infantil:
4 e 5 anos
ÁREA:
Natureza e Sociedade / Sócio afetivo
2 –
JUSTIFICATIVA:
Este projeto
surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas. E os
valores de amor, compreensão, respeito, amizade, entre outros.
3 - QUESTÃO
DESENCADEADORA:
Através do
vídeo da XUXA – 5 patinhos- introduzirei o tema /família- obediência, respeito,
amor, entre outros valores. Realizando a comparação da mamãe dos patinhos e da
mamãe.
4 –
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Qual o nome da minha mamãe?
O que minha mãe mais gosta?
Mamãe se preocupa comigo – crianças- de que
forma?
Como eu faço
o que minha mamãe gosta?
Quem são os membros da minha família?
5 –
OBJETIVOS:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
Identificar pelo nome a minha mamãe;
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
Expressar-se;
Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Usar a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
MATEMÁTICA:
Sequenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem – 5 patinhos: 4, 3 2 e 1 –
alunos de 4 anos. Até 10 ou mais, alunos de 5 anos, relações espaciais – dentro
fora- perto/longe, etc.;
NATUREZA E
SOCIEDADE:
Reconhecer e
nomear os membros da família;
Participar de atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
ARTES
VISUAIS:
Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confecção de
dedoches de patinhos;
Confeccionar presentes e lembranças para datas
especiais;
Observar o limite disponível para os desenhos,
pinturas e colagens;
Participar de mímicas das músicas;
SÓCIO
AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da
rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;
Compartilhar materiais de uso comum, bem como
brinquedos e espaços;
Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Criar vínculo afetivo com a professora e os
colegas;
Valorizar sentimentos de: arrependimento,
amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço
ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Pequenos
Movimentos:
Encaixar objetos por tamanho;
Rasgar,
amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar
livremente com massinhas e argila;
Utilização
adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos;
Participar de situações que integrem músicas,
canções e movimentos corporais.
6 –
ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;
Levantar questionamentos;
Pinturas
diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e
ritmos;
Confecção do
presente da mamãe (porta retrato ou caderno de receitas);
Confecção do cartão da mamãe;
Criar um mural com as fotos ou desenhos da
mamãe;
Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.
Apresentação,
para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”;
Colocar “dedoches”
de patinho.
Atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário