PLANEJAMENTO - CIEP 01.02.502 AV. DOS DESFILES – 2011
1º e 2º bimestres
PROJETO: BRASIL eu quero te ver VERDE!
“...A preservação do meio ambiente
começa com pequenas atitudes diarias,
que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo!”
começa com pequenas atitudes diarias,
que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo!”
Natalia Alves...Nathy
1. ÁREAS DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL / TODAS
2. TEMPO PREVISTO: ANO LETIVO 2011
3. JUSTIFICATIVA:
Analisando a situação do Planeta Terra hoje se vê necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao Meio Ambiente por conta da vida moderna. A Proliferação das indústrias, os processos de urbanização e a utilização desenfreada dos recursos naturais vêm causando grandes problemas para a sobrevivência humana. Sendo assim vemos que muitas vezes simples atos são necessários para a melhora do meio ambiente. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Inserir a Educação Ambiental às atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal a inserção das questões ambientais no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cientista, para falar em Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta a prática.
1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Despertar o interesse da criança para as questões ambientais através da construção de brinquedos com sucatas. Ensinando a selecionar o lixo e separar materiais que poderão ser reaproveitados em forma de brinquedos (peteca, chocalhos feito com copo de iogurte, cavalo de pau, caixa de leite para fazer fantoche, tampinha de garrafa).
ü Conscientizar e motivar a comunidade a se envolverem maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;
ü Conscientizar as crianças, pais e comunidade escolar quanto à importância da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
ü Valorizar todos os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da divulgação de seu envolvimento no projeto.
ü Elaborar atividades com matérias recicláveis em trabalhos manuais. Mostrar as variedades que podemos fazer mediante as transformações com materiais reaproveitáveis.
ü Desenvolver, com muita criatividade, um trabalho diário, para a formação de cidadãos conscientes aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um mundo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade.
1. CONTEÚDOS
Lixo
· Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
2. RECURSOS MATERIAIS
Os materiais são importantes para o desenvolvimento da tarefa educativa, são meios que auxiliam a ação da criança. Possuem qualidades físicas que permitem a construção de um conhecimento mais direto e qualidades outras que serão conhecidas pela interação dos adultos.
A criança explora os objetivos, conhece suas propriedades e funções e os transforma nas suas brincadeiras, atribuindo-lhes novos significados.
Ex: mobiliário, espelho, brinquedos, livros, papéis, tintas, pincéis, tesoura, cola, massa de modelar, argila, jogos, blocos de construção, material de sucata, roupas para brincar, CDs, DVDs, computadores, internet, softwares, etc.
3. ATIVIDADES (INÍCIO DO HORÁRIO PARCIAL/INTEGRAL):
Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável: JOGUE O LIXO NO LIXO! Confecção de brinquedos e objetos com material de sucata (lixo selecionado);
A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis e de outros ogjetos.
4. ATIVIDADES DIÁRIAS:
ü Higiene das mãos e café da manhã; higiene das mãos; almoço; higiene dos dentes e breve descanso; jantar e saída.
5. ATIVIDADES NO 1º E 2º BIMESTRES:
Vídeo: Charlie e Lola: Meus amigos são extremamente legais;
ü Conversa informal sobre amizade, a turma tem muitos amigos...
ü Relembrando os nomes dos amigos da turma-chamadinha
ü “Janelinha”, apresentação do calendário simples e completo;
ü Brincando de roda com os amigos;
ü Desenhando o amigo e fazendo a turma coletivamente; número da turma;
ü Amigos brincam juntos, com respeito e cuidado, riando cidades, casas...
ü Apresentação do cantinho de brinquedos com materiais para construção de casas, cidades...(lego ou similar);
ü Amigos mexem o corpo juntos (ver dicas do vídeo), usar músicas como “Roque pop” ou “Bate com a mão, bate com o pé” – Bia Bedran;
ü Lenço atrás: dizendo o nome do colega;
Vídeo “Vamos abraçar Mundinho”( a professora lê o filme para as crianças), ou o livro “O Mundinho”;
ü Conversar com as crianças sobre o que se faz com o lixo na escola (salas, refeitório, banheiro), nas ruas, em casa;
ü Conversar sobre hábitos de higiene (cabeça limpa, banho, roupas limpas, unhas cortadas, ouvidos limpos e nariz);
ü Cuidados com a dengue e a gripe suína, por exemplo;
ü Perguntar as crianças qual o brinquedo predileto deles;
ü Apresentar caixa surpresa com alguns brinquedos, como: moto, bola, carro, boneca, ursinho, etc.);
ü Contagem de brinquedos;
ü Classificação dos brinquedos: 2 rodas, 4 rodas, sem rodas, animal, menino, menina (bonecos) etc;
ü Escrita das palavras: Registro no blocão ou na lousa, os brinquedos favoritos das crianças;
ü Apresentação do cantinho de brincadeiras: construir regras de acordo com o brinquedo;
ü Atividade livre;
Vídeo : “Turma da Mônica em: Boas Maneiras” – o que se pode e o que não se pode fazer;
ü Relembrando as regras e registrando em blocão: O que podemos e o que não podemos – combinados;
ü Lançamento do cantinho do recorte e colagem;
ü Música das mãos;
ü Registro: para que servem as mãos;
ü Impressão das mãos – carinho;
ü Lançamento do cantinho da pintura e desenho: construindo regras;
ü Música do corpo;
ü Silhueta do corpo em papel pardo com registro das partes do corpo;
ü Atividades de imitação com os braços e as pernas: para cima, para baixo, para um lado/para o outro;
Vídeo: Ciranda, cirandinha...(dentro desta roda tem...);
ü Brincando de adivinhar quem é o amigo pelo toque do rosto, com os olhos vendados;
ü Atividades para completar as partes do rosto num círculo. Aproveitando para descrever as funções das partes do rosto;
Vídeo “Lixo Extraordinário (2009)”;(Miniprojeto- Carnaval 2011)
ü Conversar com as crianças sobre a importâcia da população ser conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado teremos menos lixos nas ruas;
ü Atividades de construção de enfeites para o carnaval;
ü Carnaval no Rio de Janeiro: o que se comemora-ver Miniprojeto Carnaval 2011;
ü Pintar máscaras;
ü Cantar as marchinhas (vídeos com marchinhas de carnaval: mamãe eu quero, cidade maravilhosa, olha a cabeleira do zezé, me dá um dinheiro aí, cachaça não é água não);
ü Aprendendo a pular o carnaval com cuidado e respeito ao próximo (ao colega);
Páscoa: ‘Vídeo: Coelhnho da Páscoa”, livrinhos sobre a páscoa e coelhos; Ver
ü Histórias: “O caso dos ovos”, “Bem guardados e quentinhos”...
ü Conversa sobre o significado da Páscoa;
ü Ovo=vida – fazer: mosaico do ovo, ovo de papel crepom;
ü Contagem de ovos na turma; muito, pouco;
ü Dobradura simples de coelho;
ü Músicas: “Colehinho da Páscoa”; “De olhos vermelhos”;
ü Registro das músicas em blocão;
ü Caça palavras na música (ovo);
ü Pintando ovos com as cores primárias;
ü Brincadeiras: coelhinho na toca, ovo atrás, o coelhinho mandou, chicotinho queimado com ovos;
ü Corpo do coelho e o corpo humano ( pelo, 4 patas, formato da cabeça, comidas...)
Outras atividades com o corpo:
ü Histórias- “Joelho Juvenal”; “Dez Amigos”/Ziraldo; “Eu cresço”; “O corpo”;
ü Desenhando carinha no joelho, silhueta das mãos, impressão digital;
ü Medidas com barbante: tamanho do corpo, dos pés, de adultos e de crianças);
ü Apontar partes do seu corpo e do corpo dos colegas;
ü Atividades com recortes de revistas sobre o corpo (completando o corpo a partir da cabeça, completando a perna a partir do joelho);
ü Linha do tempo (bebê, criança, jovem, adulto, velho);
ü Registro das roupas que usamos de acordo com as condições atmosféricas;
ü Organizar álbum com gravuras de roupas, classificando-as;
6. ATIVIDADES PERMANENTES:
ü Brincadeiras no espaço interno e/ou externo;
ü Contação de histórias;
ü Roda de conversa;
ü Minioficinas de desenho, pintura, colagem, modelagem, reciclagem, informática educativa;
ü Expressões e formas do corpo e movimento com músicas, danças e DVDs;
ü Atividades diversificadas ou em ambientes com organização por temas (cantinhos), usando uma escala de rodízio, outras vezes pela livre escolha da criança;
ü Cuidados com o corpo e a higiene;
ü Linguagem oral e escrita: agenda do dia (combinando atividades com as crianças), calendário, chamada, contagem, transmissão de recados, confecção de histórias e relatos;
ü Apresentação de teatros, fantoches, dedoches, etc.
7. MATERIAIS:
(Para a reciclagem do papel): 1 litro de água; 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite; 2 gramas de pó de gelatina; 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido); liquidificador; 1 bacia grande; 1 peneira de qualquer formato.
Cartolinas; folha ofício; lápis cera; hidrocor; desenhos para pintar; latas de sorvete ( ou outro objeto ) para coletas seletiva (encapar uma de cada cor);
8. AVALIAÇÃO
Registro diário de observações, impressões, ideias do professor, bem como da produção da criança ao longo do processo de aprendizagem.
Fazem parte da avaliação a observação das formas de expressão da criança, de sua capacidade de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria construção e conquistas.
Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho é necessário que sejam registradas.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES § Rodinha (relatos cotidianos) | CONTEÚDOS § Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc | PROCEDIMENTOS |
§ Combinados | § Bingo | § Situações de conversas, brincadeiras e outras interações orientadas. |
§ Quebra- cabeças | § Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto | § Jogos com os nomes próprios (bingo, memória, dominó); (G2) |
§ Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar § Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo | § Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui. § Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva | § Higiene das mãos, higiene oral, uso dos sanitários, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo; § Situações de brincadeiras escolhendo os parceiros, os objetos, os temas e o espaço; § Exposição de idéias diante do grupo. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | CONTEÚDOS § Relato do final de semana na Rodinha | PROCEDIMENTOS § Reconto de historinhas |
§ Faz-de-conta | § Transmitir recados | § Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha |
§ Dramatizações | § Conversas | § Exposições de idéia durante a rodinha |
§ Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência | § Brincadeira livre | § Conversas informais com os colegas |
§ Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais | § Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos | § Interação com a professora e funcionários |
§ Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles PRÁTICAS DE ESCRITA § Elaboração de lista de acordo com os temas abordados; § Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação | § Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem § Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte; § Confecção de murais | § Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência § Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro § Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota. |
MOVIMENTO
1º/2ºbimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | CONTEÚDOS | PROCEDIMENTOS |
§ Construção de sua identidade (individual e grupal) em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas; § Ampliação da expressividade do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos, e demais situações de interação; § Percepção da necessidade de organização individual e coletiva (construção de regras) para o desenvolvimento de jogos e brincadeiras. | § A expressividade do movimento: § As linguagens rítmicas e corporais. § O equilíbrio e a coordenação do movimento | § Utilização de gestos e ritmos corporais em brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, imitação e reconhecimento do corpo, como: “Siga o Mestre” e “Seu Lobo”; § Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliação das possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e jogos; § Utilização de gestos e ritmos corporais em situações de interação; |
§ Coordenação do movimento e equilíbrio em situações individuais ou em situações de interação; | § |
MÚSICA
1º/2º/3º/4º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | CONTEÚDO | PROCEDIMENTOS |
§ Percepção dos elementos da música para se expressar e interagir com os outros no seu cotidiano; § Percepção e expressão de sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais; § Desenvolvimento da memória musical. | § O fazer musical: improvisação, composição e interpretação (imitação) | § Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical; |
ARTES
1º/2º/3º/4º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | CONTEÚDO | PROCEDIMENTOS |
§ Utilização das linguagens do desenho, pintura, modelagem, colagem e construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias; § Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo; § Utilização de procedimentos básicos necessários para desenhar, pintar, modelar, construir, recortar e colar. | § O fazer artístico | § Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Plásticas: forma, cor, volume, espaço e textura; § Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc. e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc. § Exploração de outros elementos e sucata, como canudos, palitos e elementos da natureza. |
MATEMÁTICA
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | CONTEÚDO | PROCEDIMENTOS |
§ Utilização de critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças percebidas – conhecimento lógico-matemático; § Ordenação dos elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças percebidas; § Percepção da relatividade de atributos (maior que, menor que, mais leve) dos materiais na invenção das formas de ordená-los. § Percepção da importância do número/numeral no cotidiano identificando sua utilização em diferentes contextos; § Utilização de diferentes estratégias de registro de uma quantificação de elementos de uma coleção; § Identificação do numeral (algarismo) como uma forma de escrever a quantidade. | § Agrupamentos (classes) § Ordenações (séries) § Conceito de número (conhecimento lógico-matemático) § Numeral (conhecimento social); Associação (número/numeral) | § Realização de agrupamentos entre elementos; § Verbalização de critérios “inventados”; § Introdução de novos elementos às coleções já feitas; § Utilização de “símbolos” para as classes inventadas. § Agrupamento e contagem dos elementos de diferentes formas: uso dos dedos, marcas com objetos (palitos, contas) e utilização de numerais (oralmente); § Organização de pequenas coleções para que fiquem com a mesma quantidade de elementos. |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES § Reconhecimento e representação do corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação; § Percepção do corpo como constituído por partes com funções diversas; § Observação e utilização das medidas básicas de preservação da saúde. § Entendimento do conceito de lixo; § Desenvolvimento do hábito de depositar os resíduos nos lugares corretos; § Percepção que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas; § Compreensão do reaproveitamento de materiais de sucata como forma de diminuir a quantidadedelixo. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES § Reconhecimento das características que identificam o seu grupo social (linguagem, moradia, meios de locomoção, vestuário, lazer, hábitos alimentares, brincadeiras músicas e jogos); § Reconhecimento das relações de parentesco na sua família; § Reconhecimento e entendimento das regras sociais de convivência (casa, rua, escola). § Participação das tradições culturais existentes na família e nas transmitidas (e resgatadas) através da escola. § Identificação das maneiras de se preservar os espaços coletivos nos quais vivemos; § Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos. | NATUREZA 1º/2º/3º/4º bimestres CONTEÚDO § O corpo como expressão; § Cuidados com o corpo; § (higiene pessoal); § Acontecimentos cíclicos da natureza; § A produção de lixo pelo ser humano e as tentativas de reaproveitamento e reciclagem de alguns materiais. SOCIEDADE 1º/2º bimestres CONTEÚDO § Vida na família e na comunidade § Vida em grupo § MEU / SEU | PROCEDIMENTOS § Identificação das partes do corpo; § Utilização do corpo como forma de expressão de sentimentos, desejos e ideias. § Registro de acontecimentos cotidianos numa linha do tempo;TEMPO DO DIA; § Observação de objetos que são produzidos a partir da reciclagem de materiais já utilizados (camisa da seleção feitas de garrafas pet); § Participação do reaproveitamento dos objetos em diversas atividades. PROCEDIMENTOS § Identificação dos papéis desempenhados pelas pessoas que compõem a família (pai, mãe, irmãos, tios, avós, etc.); Identificação das relações de parentesco mais simples (até os avós). Participação de atitudes coletivas e individuais para a manutenção e preservação do ambiente escolar. Referências Bibliográficas Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ MEC, 1998 Multieducação/SME, 1996 Vídeos do Youtube: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt |