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Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

PLANEJAMENTO - CIEP 01.02.502 AV. DOS DESFILES – 2011

PLANEJAMENTO - CIEP 01.02.502 AV. DOS DESFILES – 2011
1º e 2º bimestres
PROJETO: BRASIL eu quero te ver VERDE!
“...A preservação do meio ambiente
começa com pequenas atitudes diarias,
que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo!”
Natalia Alves...Nathy

1.        ÁREAS DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL / TODAS
2.        TEMPO PREVISTO: ANO LETIVO 2011
3.        JUSTIFICATIVA:
Analisando a situação do Planeta Terra hoje se vê necessário agir de alguma forma para pelo menos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao Meio Ambiente por conta da vida moderna. A Proliferação das indústrias, os processos de urbanização e a utilização desenfreada dos recursos naturais vêm causando grandes problemas para a sobrevivência humana. Sendo assim vemos que muitas vezes simples atos são necessários para a melhora do meio ambiente. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Inserir a Educação Ambiental às atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal a inserção das questões ambientais no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cientista, para falar em Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta a prática.

1.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Despertar o interesse da criança para as questões ambientais através da construção de brinquedos com sucatas. Ensinando a selecionar o lixo e separar materiais que poderão ser reaproveitados em forma de brinquedos (peteca, chocalhos feito com copo de iogurte, cavalo de pau, caixa de leite para fazer fantoche, tampinha de garrafa).
ü  Conscientizar e motivar a comunidade a se envolverem maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;
ü  Conscientizar as crianças, pais e comunidade escolar quanto à importância da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
ü  Valorizar todos os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da divulgação de seu envolvimento no projeto.
ü  Elaborar atividades com matérias recicláveis em trabalhos manuais. Mostrar as variedades que podemos fazer mediante as transformações com materiais reaproveitáveis.
ü  Desenvolver, com muita criatividade, um trabalho diário, para a formação de cidadãos conscientes aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um mundo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade.
1.        CONTEÚDOS
Lixo
·         Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos. 
2.        RECURSOS MATERIAIS
Os materiais são importantes para o desenvolvimento da tarefa educativa, são meios que auxiliam a ação da criança. Possuem qualidades físicas que permitem a construção de um conhecimento mais direto e qualidades outras que serão conhecidas pela interação dos adultos.
A criança explora os objetivos, conhece suas propriedades e funções e os transforma nas suas brincadeiras, atribuindo-lhes novos significados.
Ex: mobiliário, espelho, brinquedos, livros, papéis, tintas, pincéis, tesoura, cola, massa de modelar, argila, jogos, blocos de construção, material de sucata, roupas para brincar, CDs, DVDs, computadores, internet, softwares, etc.
3.        ATIVIDADES (INÍCIO DO HORÁRIO PARCIAL/INTEGRAL):
Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável: JOGUE O LIXO NO LIXO! Confecção de brinquedos e objetos com material de sucata (lixo selecionado);
  A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis e de outros ogjetos.
4.        ATIVIDADES DIÁRIAS:
ü  Higiene  das mãos e café da manhã; higiene das mãos; almoço; higiene dos dentes e breve descanso; jantar e saída.

5.        ATIVIDADES NO 1º E 2º BIMESTRES:
Vídeo: Charlie e Lola: Meus amigos são extremamente legais;
ü  Conversa informal sobre amizade, a turma tem muitos amigos...
ü  Relembrando os nomes dos amigos da turma-chamadinha
ü  “Janelinha”, apresentação do calendário simples e completo;
ü  Brincando de roda com os amigos;
ü  Desenhando o amigo e fazendo a turma coletivamente; número da turma;
ü  Amigos brincam juntos, com respeito  e cuidado, riando cidades, casas...
ü  Apresentação do cantinho de brinquedos com materiais para construção de casas, cidades...(lego ou similar);
ü  Amigos mexem o corpo juntos (ver dicas do vídeo), usar músicas como “Roque pop” ou “Bate com a mão, bate com o pé” – Bia Bedran;
ü  Lenço atrás: dizendo o nome do colega;
Vídeo “Vamos abraçar  Mundinho”( a professora lê o filme para as crianças), ou o livro “O Mundinho”;
ü  Conversar com as crianças sobre o que se faz com o lixo na escola (salas, refeitório, banheiro), nas ruas, em casa;
ü  Conversar sobre hábitos de higiene (cabeça limpa, banho, roupas limpas, unhas cortadas, ouvidos limpos e nariz);
ü  Cuidados com a dengue e a gripe suína, por exemplo;
ü  Perguntar as crianças qual o brinquedo predileto deles;
ü  Apresentar caixa surpresa com alguns brinquedos, como: moto, bola, carro, boneca, ursinho, etc.);
ü  Contagem de brinquedos;
ü  Classificação dos brinquedos: 2 rodas, 4 rodas, sem rodas, animal, menino, menina (bonecos) etc;
ü  Escrita das palavras: Registro no blocão ou na lousa, os brinquedos favoritos das crianças;
ü  Apresentação do cantinho de brincadeiras: construir regras de acordo com o brinquedo;
ü  Atividade livre;
Vídeo : “Turma da Mônica em: Boas Maneiras” – o que se pode e o que não se pode fazer;
ü  Relembrando as regras e registrando em blocão: O que podemos e o que não podemos – combinados;
ü  Lançamento do cantinho do recorte e colagem;
ü  Música das mãos;
ü  Registro: para que servem as mãos;
ü  Impressão das mãos – carinho;
ü  Lançamento do cantinho da pintura e desenho: construindo regras;
ü  Música do corpo;
ü  Silhueta do corpo em papel pardo com registro das partes do corpo;
ü  Atividades de imitação com os braços e as pernas: para cima, para baixo, para um lado/para o outro;
Vídeo: Ciranda, cirandinha...(dentro desta roda tem...);
ü  Brincando de adivinhar quem é o amigo pelo toque do rosto, com os olhos vendados;
ü  Atividades para completar as partes do rosto num círculo. Aproveitando para descrever as funções das partes do rosto;
Vídeo “Lixo Extraordinário (2009)”;(Miniprojeto- Carnaval 2011)
ü  Conversar com as crianças sobre a importâcia da população ser conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado teremos menos lixos nas ruas;
ü  Atividades de construção de enfeites para o carnaval;
ü  Carnaval no Rio de Janeiro: o que se comemora-ver Miniprojeto Carnaval 2011;
ü  Pintar máscaras;
ü  Cantar as marchinhas (vídeos com marchinhas de carnaval: mamãe eu quero, cidade maravilhosa, olha a cabeleira do zezé, me dá um dinheiro aí, cachaça não é água não);
ü  Aprendendo a pular o carnaval com cuidado e respeito ao próximo (ao colega);
Páscoa: ‘Vídeo: Coelhnho da Páscoa”, livrinhos sobre a páscoa e coelhos; Ver
ü  Histórias: “O caso dos ovos”, “Bem guardados e quentinhos”...
ü  Conversa sobre o significado da Páscoa;
ü  Ovo=vida – fazer: mosaico do ovo, ovo de papel crepom;
ü  Contagem de ovos na turma; muito, pouco;
ü  Dobradura simples de coelho;
ü  Músicas: “Colehinho da Páscoa”; “De olhos vermelhos”;
ü  Registro das músicas em blocão;
ü  Caça palavras na música (ovo);
ü  Pintando ovos com as cores primárias;
ü  Brincadeiras: coelhinho na toca, ovo atrás, o coelhinho mandou, chicotinho queimado com ovos;
ü  Corpo do coelho e o corpo humano ( pelo, 4 patas, formato da cabeça, comidas...)
Outras atividades com o corpo:
ü  Histórias- “Joelho Juvenal”; “Dez Amigos”/Ziraldo; “Eu cresço”; “O corpo”;
ü  Desenhando carinha no joelho, silhueta das mãos, impressão digital;
ü  Medidas com barbante: tamanho do corpo, dos pés, de adultos e de crianças);
ü  Apontar partes do seu corpo e do corpo dos colegas;
ü  Atividades com recortes de revistas sobre o corpo (completando o corpo a partir da cabeça, completando a perna a partir do joelho);
ü  Linha do tempo (bebê, criança, jovem, adulto, velho);
ü  Registro das roupas que usamos de acordo com as condições atmosféricas;
ü  Organizar álbum com gravuras de roupas, classificando-as;
6.        ATIVIDADES PERMANENTES:
ü  Brincadeiras no espaço interno e/ou externo;
ü  Contação de histórias;
ü  Roda de conversa;
ü  Minioficinas de desenho, pintura, colagem, modelagem, reciclagem, informática educativa;
ü  Expressões e formas do corpo e movimento com músicas, danças e DVDs;
ü  Atividades diversificadas ou em ambientes com organização por temas (cantinhos), usando uma escala de rodízio, outras vezes pela livre escolha da criança;
ü  Cuidados com o corpo e a higiene;
ü  Linguagem oral e escrita: agenda do dia (combinando atividades com as crianças), calendário, chamada, contagem, transmissão de recados, confecção de histórias e relatos;
ü  Apresentação de teatros, fantoches, dedoches, etc.
7.        MATERIAIS:
(Para a reciclagem do papel): 1 litro de água;  20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite; 2 gramas de pó de gelatina; 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido); liquidificador; 1 bacia grande; 1 peneira de qualquer formato.
Cartolinas; folha ofício; lápis cera; hidrocor; desenhos para pintar; latas de sorvete ( ou outro objeto ) para coletas seletiva (encapar uma de cada cor);
8.        AVALIAÇÃO
 Registro diário de observações, impressões, ideias do professor, bem como da produção da criança ao longo do processo de aprendizagem.
Fazem parte da avaliação a observação das formas de expressão da criança, de sua capacidade de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria construção e conquistas.
      Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho é necessário que sejam registradas.
                                               FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS  E HABILIDADES
§  Rodinha (relatos cotidianos)
CONTEÚDOS
§  Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
PROCEDIMENTOS
§  Combinados
§  Bingo
§   Situações de conversas, brincadeiras e outras interações orientadas.
§  Quebra- cabeças
§  Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
§  Jogos com os nomes próprios (bingo, memória, dominó); (G2)

§  Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
§  Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
§  Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
§  Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
§  Higiene das mãos, higiene oral, uso  dos sanitários, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo;
§  Situações de brincadeiras escolhendo os parceiros, os objetos, os temas e o espaço;
§  Exposição de idéias diante do grupo.




LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS  E HABILIDADES
CONTEÚDOS
§     Relato do final de semana na Rodinha
PROCEDIMENTOS
§     Reconto de historinhas
§     Faz-de-conta
§     Transmitir recados
§     Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
§     Dramatizações
§     Conversas
§     Exposições de idéia durante a rodinha
§     Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
§     Brincadeira livre
§     Conversas informais com os colegas
§     Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
§     Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
§     Interação com a professora e funcionários
§     Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
PRÁTICAS DE ESCRITA
§     Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
§     Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação

§     Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
§     Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
§     Confecção de murais

§     Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
§     Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
§     Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.

MOVIMENTO
1º/2ºbimestres
COMPETÊNCIAS  E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
§     Construção de sua identidade (individual e grupal) em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas;
§     Ampliação da expressividade do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos, e demais situações de interação;
§     Percepção da necessidade de organização individual e coletiva (construção de regras) para o desenvolvimento de jogos e brincadeiras.
§     A expressividade do movimento:
§     As linguagens rítmicas e corporais.
§     O equilíbrio e a coordenação do movimento
§     Utilização de gestos e ritmos corporais em brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, imitação e reconhecimento do corpo, como: “Siga o Mestre” e “Seu Lobo”;
§     Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliação das possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e jogos;
§     Utilização de gestos e ritmos corporais em situações de interação;

§     Coordenação do movimento e equilíbrio em situações individuais ou em situações de interação;

§    

MÚSICA
1º/2º/3º/4º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
§     Percepção dos elementos da música para se expressar e interagir com os outros no seu cotidiano;
§     Percepção e expressão de sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações e interpretações musicais;
§     Desenvolvimento da memória musical.
§     O fazer musical: improvisação, composição e interpretação (imitação)
§     Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;




ARTES
1º/2º/3º/4º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
§     Utilização das linguagens do desenho, pintura, modelagem, colagem e construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias;
§     Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
§     Utilização de procedimentos básicos necessários para desenhar, pintar, modelar, construir, recortar e colar.
§     O fazer artístico
§     Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Plásticas: forma, cor, volume, espaço e textura;
§     Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc. e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
§     Exploração de outros elementos e sucata, como canudos, palitos e elementos da natureza.




MATEMÁTICA
1º/2º bimestres
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
§     Utilização de critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças percebidas – conhecimento lógico-matemático;
§     Ordenação dos elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças percebidas;
§     Percepção da relatividade de atributos (maior que, menor que, mais leve) dos materiais na invenção das formas de ordená-los.
§     Percepção da importância do número/numeral no cotidiano identificando sua utilização em diferentes contextos;
§     Utilização de diferentes estratégias de registro de uma quantificação de elementos de uma coleção;
§     Identificação do numeral (algarismo) como uma forma de escrever a quantidade.
§     Agrupamentos
           (classes)
§     Ordenações
           (séries)
§     Conceito de número (conhecimento lógico-matemático)
§     Numeral                         (conhecimento social);    
  Associação
(número/numeral)

§     Realização de agrupamentos entre elementos;
§     Verbalização de critérios “inventados”;
§     Introdução de novos elementos às coleções já feitas;
§     Utilização de “símbolos” para as classes inventadas.
§     Agrupamento e contagem dos elementos de diferentes formas: uso dos dedos, marcas com objetos (palitos, contas) e utilização de numerais (oralmente);
§     Organização de pequenas coleções para que fiquem com a mesma quantidade de elementos.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
§     Reconhecimento e representação do corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação;
§     Percepção do corpo como constituído por partes com funções diversas;
§     Observação e utilização das medidas básicas de preservação da saúde.
§     Entendimento do conceito de lixo;
§     Desenvolvimento do hábito de depositar os resíduos nos lugares corretos;
§     Percepção que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas;
§     Compreensão do reaproveitamento de materiais de sucata como forma de diminuir a quantidadedelixo.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
§     Reconhecimento das características que identificam o seu grupo social (linguagem, moradia, meios de locomoção, vestuário, lazer, hábitos alimentares, brincadeiras músicas e jogos);
§     Reconhecimento das relações de parentesco na sua família;
§     Reconhecimento e entendimento das regras sociais de convivência (casa, rua, escola).
§     Participação das tradições culturais existentes na família e nas transmitidas (e resgatadas) através da escola.
§     Identificação das maneiras de se preservar os espaços coletivos nos quais vivemos;
§     Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos.

NATUREZA
1º/2º/3º/4º bimestres
CONTEÚDO
§     O corpo como expressão;
§     Cuidados com o corpo;
§       (higiene pessoal);
§     Acontecimentos cíclicos da natureza;
§     A produção de lixo pelo ser humano e as tentativas de reaproveitamento e reciclagem de alguns materiais.       














SOCIEDADE
1º/2º bimestres
CONTEÚDO
§     Vida na família e na comunidade
§     Vida em grupo
§                  MEU / SEU



PROCEDIMENTOS
§     Identificação das partes do corpo;
§     Utilização do corpo como forma de expressão de sentimentos, desejos e ideias.
§     Registro de acontecimentos cotidianos numa linha do tempo;TEMPO DO DIA;
§     Observação de objetos que são produzidos a partir da reciclagem de materiais já utilizados (camisa da seleção feitas de garrafas pet);
§     Participação do reaproveitamento dos objetos em diversas atividades.











PROCEDIMENTOS
§     Identificação dos papéis desempenhados pelas pessoas que compõem a família (pai, mãe, irmãos, tios, avós, etc.);
Identificação das relações de parentesco mais simples (até os avós).
Participação de atitudes coletivas e individuais para a manutenção e preservação do ambiente escolar.




Referências Bibliográficas
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ MEC, 1998
Multieducação/SME, 1996

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