O conteúdo Informática é tão importante quanto os já conhecidos. Por isso, as escolas não podem negar ao aluno de aprender história, geografia, artes e informática, com base no discurso de que ao aluno pobre é suficiente ler e escever. Por isso prega-se a inclusão digital (ensino da Informática) pra evitar o analfabeto digital. Onde a maioria das crianças é humilde é preciso ter esta inclusão formação e Comunfantilicação) a escola é a garantia do futuro delas. A Informática requer um aprendizado do funcionamento dos seus recursos: máquina, programas. A seleção das o tratamento adequado dessas informações obtidas – e o principal - como, para quê e onde utilizar as informações recebidas.
A velocidade com que as máquinas funcionam levam ao paralelismo do seu emprego na aprendizagem de forma igualmente rápida. Por isso o seu uso no ensino de líguas e certas matérias técnicas ou de capacitação profissional. Sem contar na vantagem de seu uso na educação a distância.
Um projeto de Informática inclui obrigatoriamente o uso da Internet, não só nabusca de informações – como no processo de divulgação dos resultados de ensino obtidos.
A instantaneidade da coleta de informações e da enormidade de fontes consultadas transformam o ciberespaço (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃES JR., 1999 )numa infovia (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fisicamente, Infovia é o conjunto de linhas digitais por onde trafegam os dados das redes eletrônicas. Surgiu da idéia de criar uma rede sem centro, quebrando o tradicional modelo de pirâmide conectado a um computador central.
Conceitualmente, é a possibilidade de romper com o modelo de ação baseado em uma diretriz central. Por definição, a Infovia torna descentralizada cada ação. Por isso mesmo, global e coletiva.)
muito bom esse texto que fala da informática.
ResponderExcluir