'http://imageshack.us/photo/my-images/33/blog502logo.jpg/’ rel=’shortcut.icon’

Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

sexta-feira, 18 de março de 2011

Portinari, Ciência e Tangran

A professora Elma trás para a sala de aula alguns livros para abordar a Ciência e o Tangran, através de Portinari.
Usa os livros:
Encontro com Portinari 
Encontro com Portinari é um texto fluentes e essencial para falar da vida e da obra desse artista. O livro reproduz muitas de suas obras, bem como fotos e documentos. Ao longo do livro aparecem perguntas curtas e objetivas (cujas respostas aparecem no final do livro) que orienta a leitura do texto e das obras de arte, pontuando elementos ou detalhes que ajudam a criança a "ver" melhor cada uma delas. Autoras Rosane Acedo e Cecília Aranha. Editora Formato.
Ciência e arte - Encontros e sintonias
O que era natural para os gregos antigos é, hoje, essencial para a nova revolução científica: a integração entre ciência e arte. O Espaço Ciência Viva, do Instituto Oswaldo Cruz, é uma das instituições que, no Brasil e no exterior, procura aproximar esses dois campos de estudo. O livro reúne experiências e reflexões de artistas e cientistas que buscam essa integração em suas áreas de atuação, apresentadas durante o I Simpósio sobre Ciência e Arte - Encontro da Criatividade Humana na Cultura, realizado no Instituto Oswaldo Cruz, em 2002. A professora Elma selecionou a PARTE 3 - Ciência e arte como instrumentos de ensino e inclusão: relatos de experiências, onde o Capítulo 3 é específico sobre o Projeto Portinari: arte e ciência celebrando a obra e o centenário de Portinari Por João Candido Portinari.
Editora: Senac Rio de Janeiro
Brincando com Tangram e Origami
Autor: ANTONIO CARLOS GENOVA
Editora: Global
 



Objetivos:
A professora tem por objetivo mostrar algumas obras de Portinari que estão associadas a conceitos científicos. A partir de uma aula interativa, mostrando que, muitas vezes, uma obra de arte pode ser explicada pela ciência, mesmo que esta não seja a intenção do artista, além de fatos referentes à vida do artista.
Levar os alunos a conhecerem alguns detalhes das obras com brincadeiras representadas na arte de Portinari.
Conhecer fatos importantes da vida de Portinari. Vivenciar algumas brincadeiras representadas no acervo de Cândido Portinari.
Representar, através de diferentes técnicas, algumas brincadeiras vivenciadas.
Pretente também, através de formas geométricas, retiradas do tangran, levar os alunos da observação e percepção das obras vistas, a um estágio de criatividade. Para isso, por meio de atividades lúdicas, o aluno brincando com corda, formas geométricas coloridas também constrói sua “obra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Educação Infantil

Educação Infantil
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles
http://www.goear.com/listen/5f41dd5/aquarela-toquinho

Dengue

Dengue

Cada um fazendo a sua parte, a dengue pode ser evitada. É simples!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Twitter
Clique com o botão direito do mouse no passarinho para abrir em nova janela e/ou nova guia, assim você não sai do Bloguinho!

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!
E-mail-me: jornalzinhociep502@gmail.com
  • Aguardamos o seu contato
  • Pesquisar este blog