SEGUNDA
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TERÇA
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QUARTA
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QUINTA
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SEXTA
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SÁBADO
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DOMINGO
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01-FERIADO
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Início do projeto: Clique no link: MAMÃE
VOCÊ É SHOW DE BOLA!
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HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
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10- REUNIÃO
DE RESPONSÁVEIS
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11-DIA DAS MÃES
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Início do Projeto: Clique no link: COPA
DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
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Início do Projeto: Clique no link- Semana
de Alimentação na Escola
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CENSO ESCOLAR
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Culminância do Projeto
Alimentação Saudável – PicNic coletivo
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Educação Infantil
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domingo, 27 de abril de 2014
Calendário do Professor - Maio - Atividades do Mês
PROJETO: ALIMENTOS – Mantendo a saúde de atleta!
Ciep
01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO: ALIMENTOS
– Mantendo a saúde de atleta!
Duração: Duas
semanas
TEMA: Semana
de Alimentação na Escola
Educação infantil:
4 e 5 anos
ÁREA:
Natureza e Sociedade
Justificativa:
Conforme orientado pela Lei Estadual n.° 4.856 de 28 de setembro de 2006,
comemora-se na terceira semana do mês de maio, a Semana de Educação Alimentar. Esta
é uma excelente oportunidade para valorizar a dimensão pedagógica do Programa
Nacional de Alimentação Escolar por meio da articulação para o desenvolvimento
de ações de promoção de alimentação saudável junto a integrantes da comunidade
escolar. Apresentar às crianças diferentes tipos e formas de alimentos e sua
importância para manter um corpo saudável.
Objetivos:
• Incentivar
aos bons hábitos alimentares;
•
Identificar as preferências alimentar dos alunos;
•
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos
alimentamos;
• Reconhecer
os alimentos que faz bem à nossa saúde;
•
Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Procedimentos:
1ª aula:
Assunto - Frutas
Salada de
frutas para degustação;
Pintura à
dedo;
Contagem de
frutas, cores, tamanho, cheiro, sabor;
2ª aula:
Assunto - Verduras
Confecção de
verduras com massinha de modelar;
Explorar com
s verduras cores e texturas;
3ª aula:
Assunto - Legumes
Fazer com os
alunos “uma sopa” utilizando recortes de figuras de legumes, como: cenoura,
chuchu, beterraba, batata.
Confecção de
mural com as “sopas”;
4ª aula:
Assunto: Rótulos
Trabalhar
com os alunos rótulos de embalagens de alimentos;
Utilizar as
embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada
alimento;
5ª aula:
Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Conversar
com os alunos sobre a produção de alimentos, como na horta, por exemplo. O que
é; como se faz; quais os alimentos podemos plantar, etc.
Mostrar os
cuidados que devemos ter com os alimentos.
Mostrar que
é preciso lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a
degustação de tomate, cenoura na hora da refeição na escola;
Atividades
de desenho.
6ª aula:
Assuntos - Vitaminas
Explorar com
os alunos as frutas que são utilizadas em uma vitamina – como exemplo: banana e
maçã.
Trabalhar a
importância do leite no desenvolvimento da criança.
7ª aula:
Alimentos não - saudáveis
Mostrar que
alguns alimentos devem ser consumidos com moderação;
Confeccionar
um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão;
Exemplos de
alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas,
doces, refrigerantes, entre outros;
8ª aula:
Assunto - Derivados do Leite
Trazer para
sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos;
Utilizar
embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
9ª aula:
Assuntos - Cereais e Massas
Explicar que
alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos
uma vez ao dia.
10ª aula:
Assunto - Higiene Pessoal
Explicar
para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar
com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as
unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as
refeições, praticar esporte.
11ª aula:
Assunto - Alimentação Saudável
Apresentação
de teatro de fantoches
Mostrar tudo
que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
12ª aula:
Assunto - Lanche Gostoso
Os alunos
trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo;
Atividades
PROJETO: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
Ciep
01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO: COPA
DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
Duração: Até
a Copa do Mundo
TEMA: Copa
do Mundo
Educação infantil:
4 e 5 anos
ÁREA:
Natureza e Sociedade / Valores
Objetivos: • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. • Conhecer a história das copas. • Identificar cada país e os dias que jogam. Trabalhar os valores humanos na escola.
Formulação dos Problemas: • Onde será realizada a Copa do Mundo? • O que podemos observar nos grupos? • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes? • Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Maio/Junho
Material: • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc. • Hino Nacional; vídeos; trabalhos para colorir e completar; escrever, etc.
Temas Transversais: Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa
Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.
História e Geografia: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas
Ciências: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações: Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa
Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.
História e Geografia: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas
Ciências: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações: Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Valores Humanos
na Escola: Educar! Tarefa das mais difíceis!
Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com
base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que
os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar
certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo,
torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as
"crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem
a formação integral de nossos alunos.
OBJETIVOS
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno,
deverá:
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação
humana;
• intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da
escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar
dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
PROCEDIMENTOS
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de
conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar
deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou
uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela
sensibilidade do professor.
• Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o seguinte
texto do Livro das virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova
Fronteira.
Clique AQUI para fazer o download do arquivo!
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• Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor
em questão.
• Realizar brincadeiras e atividades em grupos que favoreçam essas
reflexões .
Texto Reflexivo:
Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia de
nosso colégio: "Ensino Completo. Formação Integral". Estamos vivendo
a "Era do Conhecimento", momento em que nenhuma pessoa pode parar de
estudar, de reciclar-se. Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e
o conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber
gerenciar todo esse "saber" para não "estressar" e
sentir-se útil e feliz na sociedade em que vive. Quando dirigimo-nos ao
"conhecimento" não nos referimos apenas ao conhecimento formal mas,
sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao conhecimento do ser humano,
dos acontecimentos do mundo. Atualmente surgem muitos cursos sobre o
desenvolvimento pessoal e grupal, sobre como conviver e relacionar-se melhor,
como ser mais feliz!
Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas
posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida.
Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?"
"Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo
cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não
soubessem expressá-los?" "O que o mercado de trabalho exige
hoje?" Exige iniciativa, argumentação, ética, divisão com o outro...SIM, É
PRECISO IR ALÉM! Nossos alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã
muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um
grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!
A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento
e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não
há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não
houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser
resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.
Projeto DIA DAS MÃES/2014
Ciep
01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO:DIA
DAS MÃES – MAMÃE SHOW DE BOLA!
Duração: Uma
semana
TEMA: Dia
das Mães- Família - MAMÃE
Educação infantil:
4 e 5 anos
ÁREA:
Natureza e Sociedade / Sócio afetivo
2 –
JUSTIFICATIVA:
Este projeto
surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas. E os
valores de amor, compreensão, respeito, amizade, entre outros.
3 - QUESTÃO
DESENCADEADORA:
Através do
vídeo da XUXA – 5 patinhos- introduzirei o tema /família- obediência, respeito,
amor, entre outros valores. Realizando a comparação da mamãe dos patinhos e da
mamãe.
4 –
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Qual o nome da minha mamãe?
O que minha mãe mais gosta?
Mamãe se preocupa comigo – crianças- de que
forma?
Como eu faço
o que minha mamãe gosta?
Quem são os membros da minha família?
5 –
OBJETIVOS:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
Identificar pelo nome a minha mamãe;
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
Expressar-se;
Participar de variadas situações de
comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Usar a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
MATEMÁTICA:
Sequenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem – 5 patinhos: 4, 3 2 e 1 –
alunos de 4 anos. Até 10 ou mais, alunos de 5 anos, relações espaciais – dentro
fora- perto/longe, etc.;
NATUREZA E
SOCIEDADE:
Reconhecer e
nomear os membros da família;
Participar de atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
ARTES
VISUAIS:
Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confecção de
dedoches de patinhos;
Confeccionar presentes e lembranças para datas
especiais;
Observar o limite disponível para os desenhos,
pinturas e colagens;
Participar de mímicas das músicas;
SÓCIO
AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da
rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;
Compartilhar materiais de uso comum, bem como
brinquedos e espaços;
Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Criar vínculo afetivo com a professora e os
colegas;
Valorizar sentimentos de: arrependimento,
amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço
ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Pequenos
Movimentos:
Encaixar objetos por tamanho;
Rasgar,
amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar
livremente com massinhas e argila;
Utilização
adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos;
Participar de situações que integrem músicas,
canções e movimentos corporais.
6 –
ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;
Levantar questionamentos;
Pinturas
diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e
ritmos;
Confecção do
presente da mamãe (porta retrato ou caderno de receitas);
Confecção do cartão da mamãe;
Criar um mural com as fotos ou desenhos da
mamãe;
Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.
Apresentação,
para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”;
Colocar “dedoches”
de patinho.
Atividades: