Educação Infantil

domingo, 27 de abril de 2014

Calendário do Professor - Maio - Atividades do Mês

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

DOMINGO







01-FERIADO
02- Início do projeto: Clique no link: MAMÃE VOCÊ É SHOW DE BOLA!
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09- HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
10- REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS
11-DIA DAS MÃES
12- Início do Projeto: Clique no link: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
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19- Início do Projeto: Clique no link- Semana de Alimentação na Escola
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28- CENSO ESCOLAR





29- Culminância do Projeto Alimentação Saudável – PicNic coletivo
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 Clique AQUI para fazer download do Calendário de maio!

PROJETO: ALIMENTOS – Mantendo a saúde de atleta!

Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO: ALIMENTOS – Mantendo a saúde de atleta!
Duração: Duas semanas
TEMA: Semana de Alimentação na Escola
Educação infantil: 4 e 5 anos
ÁREA: Natureza e Sociedade


Justificativa: Conforme orientado pela Lei Estadual n.° 4.856 de 28 de setembro de 2006, comemora-se na terceira semana do mês de maio, a Semana de Educação Alimentar. Esta é uma excelente oportunidade para valorizar a dimensão pedagógica do Programa Nacional de Alimentação Escolar por meio da articulação para o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação saudável junto a integrantes da comunidade escolar. Apresentar às crianças diferentes tipos e formas de alimentos e sua importância para manter um corpo saudável.

Objetivos:
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Procedimentos:

1ª aula: Assunto - Frutas
Salada de frutas para degustação;
Pintura à dedo;
Contagem de frutas, cores, tamanho, cheiro, sabor;

2ª aula: Assunto - Verduras
Confecção de verduras com massinha de modelar;
Explorar com s verduras cores e texturas;

3ª aula: Assunto - Legumes
Fazer com os alunos “uma sopa” utilizando recortes de figuras de legumes, como: cenoura, chuchu, beterraba, batata.
Confecção de mural com as “sopas”;

4ª aula: Assunto: Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos;
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento;
5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Conversar com os alunos sobre a produção de alimentos, como na horta, por exemplo. O que é; como se faz; quais os alimentos podemos plantar, etc.
Mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos.
Mostrar que é preciso lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, cenoura na hora da refeição na escola;
Atividades de desenho.

6ª aula: Assuntos - Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que são utilizadas em uma vitamina – como exemplo: banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.

7ª aula: Alimentos não - saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação;
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão;
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros;
8ª aula: Assunto - Derivados do Leite
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos;
Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.

9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.

10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.

11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantoches
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.

12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo;

Atividades



























PROJETO: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!


Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO: COPA DO MUNDO– NOSSA ESCOLA É SHOW DE BOLA!
Duração: Até a Copa do Mundo
TEMA: Copa do Mundo
Educação infantil: 4 e 5 anos
ÁREA: Natureza e Sociedade / Valores






Objetivos: • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. • Conhecer a história das copas. • Identificar cada país e os dias que jogam. Trabalhar os valores humanos na escola.

Formulação dos Problemas: • Onde será realizada a Copa do Mundo? • O que podemos observar nos grupos? • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes? • Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Maio/Junho

Material: • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc. • Hino Nacional; vídeos; trabalhos para colorir e completar; escrever, etc.

Temas TransversaisÉtica e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física
:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo
: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português
: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

Texto
: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática
: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

Significado dos termos
: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.

História e Geografia
: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas

Ciências
: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;  O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões e Aplicações: 
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.


Valores Humanos na Escola: Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

OBJETIVOS
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
• intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.

• Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o seguinte texto do Livro das virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova Fronteira.
Clique AQUI para fazer o download do arquivo!
• Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar brincadeiras e atividades em grupos que favoreçam essas reflexões .


Texto Reflexivo:
Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia de nosso colégio: "Ensino Completo. Formação Integral". Estamos vivendo a "Era do Conhecimento", momento em que nenhuma pessoa pode parar de estudar, de reciclar-se. Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber gerenciar todo esse "saber" para não "estressar" e sentir-se útil e feliz na sociedade em que vive. Quando dirigimo-nos ao "conhecimento" não nos referimos apenas ao conhecimento formal mas, sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao conhecimento do ser humano, dos acontecimentos do mundo. Atualmente surgem muitos cursos sobre o desenvolvimento pessoal e grupal, sobre como conviver e relacionar-se melhor, como ser mais feliz!

Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" "Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-los?" "O que o mercado de trabalho exige hoje?" Exige iniciativa, argumentação, ética, divisão com o outro...SIM, É PRECISO IR ALÉM! Nossos alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.























Projeto DIA DAS MÃES/2014

Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I – Ano Letivo 2014
PROJETO:DIA DAS MÃES – MAMÃE SHOW DE BOLA!
Duração: Uma semana
TEMA: Dia das Mães- Família - MAMÃE
Educação infantil: 4 e 5 anos
ÁREA: Natureza e Sociedade / Sócio afetivo

2 – JUSTIFICATIVA:

Este projeto surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas. E os valores de amor, compreensão, respeito, amizade, entre outros.


3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:

Através do vídeo da XUXA – 5 patinhos- introduzirei o tema /família- obediência, respeito, amor, entre outros valores. Realizando a comparação da mamãe dos patinhos e da mamãe. 

  
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

 Qual o nome da minha mamãe?
 O que minha mãe mais gosta?
 Mamãe se preocupa comigo – crianças- de que forma?
Como eu faço o que minha mamãe gosta?
 Quem são os membros da minha família?

5 – OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Identificar pelo nome a minha mamãe;
 Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
 Expressar-se;
 Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
 Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
MATEMÁTICA:

 Sequenciar fatos;
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem – 5 patinhos: 4, 3 2 e 1 – alunos de 4 anos. Até 10 ou mais, alunos de 5 anos, relações espaciais – dentro fora- perto/longe, etc.;

NATUREZA E SOCIEDADE:

Reconhecer e nomear os membros da família;
 Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

ARTES VISUAIS:
 Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confecção de dedoches de patinhos;
 Confeccionar presentes e lembranças para datas especiais;
 Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
 Participar de mímicas das músicas;


SÓCIO AFETIVO:
 Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
 Respeitar regras pré-estabelecidas;
 Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
 Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
 Ouvir os que os colegas têm para falar;
 Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
 Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
 Locomover-se pela escola com mobilidade;

Pequenos Movimentos:
 Encaixar objetos por tamanho;
Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;

MÚSICA:
 Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
 Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
 Conversas na rodinha;
 Levantar questionamentos;
Pinturas diversas;
 Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Confecção do presente da mamãe (porta retrato ou caderno de receitas);
 Confecção do cartão da mamãe;
 Criar um mural com as fotos ou desenhos da mamãe;
 Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.
Apresentação, para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”;


Colocar “dedoches” de patinho.

Atividades: