'http://imageshack.us/photo/my-images/33/blog502logo.jpg/’ rel=’shortcut.icon’

Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Primeiro dia de aula: Muitas novidades.....








No dia 03 de fevereiro começamos o primeiro dia de aula da Educação Infantil, no município do Rio de Janeiro.

Para começarmos bem o ano, três escolas se reuniram e fizeram a diferença!

A EDI 01.02.894 Rachel de Queiroz, que acomoda as unidades escolares: Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles I e o Ciep 01.02.503 Avenida dos Desfiles II.

Como o EDI Rachel de Queiroz, atende os alunos de sua unidade no turno da manhã, não participou do acolhimento coletivo.

“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá - 2010).

Os Cieps se encontraram no auditório do EDI Rachel de Queiroz e receberam pais e alunos com um vídeo, que primeiro procurou atender o interesse dos pequenos, que cantaram e assistiram vídeos de músicas do filme FROZEN.

Em seguida, todos assistiram vídeos curtos mostrando a importância da Educação Infantil para as crianças, o trabalho que fazemos na educação do município do Rio de Janeiro e, um dos pontos mais importantes do encontro: a participação dos pais nesse momento - ADAPTAÇÃO ESCOLAR....

A participação dos pais nos eventos da escola faz parte do processo de adaptação do aluno. O primeiro dia na escola é sempre difícil. Por isso a escola pensa com muito carinho nesse momento conhecido

adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.

Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, seu filho chora e diz que não quer ficar com a professora. Em outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias.

Como agir em cada um desses casos?

O encontro de hoje procurou mostrar aos pais que para começar, eles devem saber que é adaptação escolar. Esse processo de transição na vida da criança e da família deve ser tranquilo, sem medos, receios ou traumas, tanto por parte das crianças, quanto da parte dos pais.

Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança. "Não existe escola perfeita. As escolas sempre vão tentar fazer o melhor, mas é preciso lembrar que elas são feitas por seres humanos", e hoje procuramos, as ESCOLAS PARCEIRAS: Rachel de Queiroz e Cieps Avenida dos Desfiles I e II, mostrar um pouco disso aos pais e alunos.

Depois do vídeo, as escolas foram para seus andares de recepção dos alunos e tiraram as dúvidas dos presentes.

Bem... foi super legal!

Um bom 2015 letivo para todos!

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Educação Infantil

Educação Infantil
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles
http://www.goear.com/listen/5f41dd5/aquarela-toquinho

Dengue

Dengue

Cada um fazendo a sua parte, a dengue pode ser evitada. É simples!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Twitter
Clique com o botão direito do mouse no passarinho para abrir em nova janela e/ou nova guia, assim você não sai do Bloguinho!

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!
E-mail-me: jornalzinhociep502@gmail.com
  • Aguardamos o seu contato
  • Pesquisar este blog