CIEP 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES SETOR 6
EDUCAÇÃO INFANTIL -2011 “PERÍODO DE ACOLHIMENTO”
PROJETO: Adaptação Escolar- Ciep 01.02.502 Setor 6
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
ü Acolher e integrar alunos novos e antigos ao espaço escolar e sua rotina;
ü Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar a criança;
ü Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando à dinâmica do grupo;
ü Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
ü Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
ü Apresentar aos alunos espaços comuns da escola e as regras para sua utilização;
ü Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
ü Orientar os alunos em relação aos bons hábitos de higiene e saúde;
ü Acolher aos pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade, contribuindo para que os alunos sintam-se mais seguros nos primeiros dias;
ü Orientar os alunos quanto ao uso de material e cantinhos da sala;
Conteúdos Conceituais:
ü Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
ü Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
ü Construção da própria imagem e da identidade;
ü Valorização positiva da própria identidade;
ü Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
ü Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
ü Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
ü Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
ü Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
ü Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
ü Aceitação da separação;
ü Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
Conteúdos Atitudinais
ü Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
ü Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
ü Participação na vida da escola;
ü Interesse pela relação afetiva com a professora e com os coleguinhas;
ü Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
ü Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
ü Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
ü Conversas, relatos de vivências, narração;
ü Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
Linguagem escrita:
ü Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
ü Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
Matemática
ü Orientação Espacial;
ü Percurso de trajeto, localização;
ü Contagem oral;
ü Jogos matemáticos;
ü Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
Natureza e Sociedade
ü Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
ü Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Arte Visual
Arte Visual
ü Pintura livre (interferência);
ü Modelagem;
ü Recorte e colagem;
ü Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
ü Roda cantada;
ü Ginástica;
ü Dança;
ü Jogos simbólicos;
ü Esquema corporal.
Música
Música
ü Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
GRUPOS de 4 ANOS
PERÍODO: PRIMEIRA SEMANA
Higiene das mãos antes das refeições;
Na rodinha será feita a apresentação da professora, depois cada um faz o mesmo;
Nesse período o material individual do aluno ficará guardado na mochila, ele deverá trazê-lo todos os dias: copo, escova de dentes, sabonete, toalhinha;
Calendário: o professor apresenta o calendário dos meses de janeiro, que já passou, foram as férias; mostra o de fevereiro, fala sobre o ontem, hoje e amanhã e marca com um X o dia em que estamos;
Aproveita para falar sobre o tempo: quente? Sol?
Jogo do brinquedo – um brinquedo é ássado de mão em mão e a criança repete seu nome;
Confecção do crachá. Cada criança enfeitara o seu, onde depois será colocado o seu nome;
Contando novidades: os alunos contarão o que mais gostaram de fazer nas férias;
Saco surpresa com: lápis, lápis cêra, etc;
O professor convida as crianças para fazerem o seu próprio retrato (desenho), iniciação no cantinho do desenho;
Apresentação do cantinho das brincadeiras: levantamento de regras;
Apresentação dos cantinhos: levantamento de regras;
Como evitar o choro da criançada na volta às aulas:
Os pais podem colaborar para que os filhos consigam se adaptar com tranquilidade para ter um bom ano escolar
Crianças nas escolas
>> Incutir na criança o hábito de rotina organizada, respeitando os horários de refeição e de sono.
>> Não deixar a criança esperando na hora de levá-la e principalmente de buscá-la na escola.
>> Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola como forma de valorizar o espaço de estudo da criança.
>> Acompanhe os cadernos e a agenda escolar da criança. Verifique se seu filho está conseguindo fazer os exercícios e a lição de casa. Na hora da tarefa, os pais podem incentivar e orientar, mas não devem resolver as questões para os filhos.
>> Incentive a leitura. Leve seu filho a bibliotecas ou aos Faróis do Saber.
>> Estimule a criança a ler em voz alta. Mesmo que ela não saiba ler com fluência, dê um livro em sua mão e a estimule a contar uma história.
>> Leve seu filho a espaços culturais. Visite museus, teatros, cinemas.
>> Limite o tempo que a criança passa em frente à televisão e selecione a programação que ela pode assistir.
>> A internet é um veículo que oferece uma rica comunicação, mas é preciso avaliar os sites que a criança acessa e observar com quem ela se comunica.Troque mensagens escritas com seu filho.
>> Brinque de escolinha e deixe que a criança seja a professora ou o guarda da escola. Imite o comportamento dos coleguinhas. Descubra com isso o que ela vem aprendendo.
>> Incutir na criança o hábito de rotina organizada, respeitando os horários de refeição e de sono.
>> Não deixar a criança esperando na hora de levá-la e principalmente de buscá-la na escola.
>> Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola como forma de valorizar o espaço de estudo da criança.
>> Acompanhe os cadernos e a agenda escolar da criança. Verifique se seu filho está conseguindo fazer os exercícios e a lição de casa. Na hora da tarefa, os pais podem incentivar e orientar, mas não devem resolver as questões para os filhos.
>> Incentive a leitura. Leve seu filho a bibliotecas ou aos Faróis do Saber.
>> Estimule a criança a ler em voz alta. Mesmo que ela não saiba ler com fluência, dê um livro em sua mão e a estimule a contar uma história.
>> Leve seu filho a espaços culturais. Visite museus, teatros, cinemas.
>> Limite o tempo que a criança passa em frente à televisão e selecione a programação que ela pode assistir.
>> A internet é um veículo que oferece uma rica comunicação, mas é preciso avaliar os sites que a criança acessa e observar com quem ela se comunica.Troque mensagens escritas com seu filho.
>> Brinque de escolinha e deixe que a criança seja a professora ou o guarda da escola. Imite o comportamento dos coleguinhas. Descubra com isso o que ela vem aprendendo.
Atividades para as primeiras semanas de Adaptação
Público-alvo: crianças de 4 à 5 anos (Educação Infantil)
Tempo: 1 semana
Desenvolvimento das Atividades:
1º- Confecção de brinquedos com sucata que poderão fazer parte do acervo de brinquedos da classe.
2º- Construção da rotina pelos alunos, através de pesquisa, desenho, recorte etc. (essa atividade dependerá da faixa etária)
3º- Construção das regras e combinados pelo grupo. (essa etapa pode ser feita através de roda de conversa, dinâmica, brincadeiras ou até mesmo através de uma gincana)
4º- Confecção de uma caixa surpresa pelos alunos que poderá ser levada pelos alunos durante o ano para casa, cada criança levará em um dia da semana pré-determinado pelo professor e trará algo para que a turma possa adivinhar (pode ser algo que a criança goste muito e que faça parte do seu cotidiano).
5º- Leitura de histórias que fale sobre o primeiro dia de aula.
6º- Atividades Coletivas (desenho, pintura, colagem etc)
Um grande abraço, Angela dos Santos - Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário