A questão
ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a
sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza
e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
II – Justificativa
Entendemos
que ao se tratar de Meio Ambiente devemos enfatizar que o ser humano também faz
parte dele e com ele estabelece relações sociais, econômicas e culturais. É
necessário repensar a ação do homem ao relacionar-se com o meio ambiente (desenvolvimento
insustentável) e esse novo pensar deve ser construído desde a infância.
A criança
deve perceber-se como parte do meio ambiente e deve compreender que seus atos
têm impacto sobre a natureza.
III
Objetivos Gerais:
Aproveitar
o mês de setembro em que se comemora o Dia da Árvore e a Chegada da Primavera
para:
● despertar o interesse pela preservação ambiental
● observar o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática
investigatória
(como se
alimentam as árvores e as plantas? - porque mudam as estações, etc)
● reconhecer a importância da água na vida do planeta
● desenvolver atitudes concretas de preservação ambiental.
IV – A
Realidade na Escola
Ao observarmos
em nossa escola a presença de atitudes como:
✗ Desperdício de papel (em sala de aula e na área administrativa)
✗ lixo no chão
✗ torneiras abertas nos banheiros (desperdício de água)
✗ inexistência de coleta seletiva de lixo
✗ abandono ou descaso das áreas verdes (jardins e gramados)
✗ desperdício de energia elétrica
✗ estímulo ao consumismo
✗ outros.
O nosso Projeto
contém atividades para serem desenvolvidas com todos os alunos, da Educação
Infantil, turmas EI- 10, 11, 12, 13, 20, 21, 22 até a turma 1101 do Ensino
Fundamental - 1 º ano.
V – Desenvolvimento
O Projeto
está inserido em nosso PPPA e é desenvolvido tanto em sala de aula quanto na
OFICINA TRANSMÍDI@S.
VI –
Culminância
Para a
culminância do projeto:
a) Mural
para exposição dos trabalhos
b)
Divulgação das produções individuais e coletivas no blog da escola
c) Manual
de boas práticas ambientais (divulgado no blog da escola).
Vejam mais no vídeo!
– Manual de boas práticas ambientais!
Economize
- Água
*
Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
*
Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e
panelas.
*
Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando,
desligue
a torneira.
Economize
- Energia
*
Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de
apagar as
luzes.
*
Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador
ligado caso
não
esteja sendo utilizado.
*
Ar condicionado - utilize com moderação!
*
Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você
utiliza a
máquina
de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo
tempo.
*
Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando
assim,
o
liga e desliga.
Lixo no lugar certo!
*
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua
casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel,
metal, vidro e plástico.
Desta
forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este
material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos
produtos.
Lembre
as crianças que a água passa também pela produção de energia e que o lixo que
jogamos no meio ambiente polui solos e rios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário