'http://imageshack.us/photo/my-images/33/blog502logo.jpg/’ rel=’shortcut.icon’

Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cidade Maravilhosa: 448 anos de encantos mil!

A Cidade do Rio de Janeiro completará 448 anos no dia 01 de março!
 
 

O nome da cidade se deve ao fato dos navegadores portugueses terem avistado a Baía de Guanabara, no dia 1ºde janeiro de 1502. Ao acreditarem que se tratava da foz de um grande rio, derem o nome de Rio de Janeiro.

A fundação da cidade foi no ano de 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao até então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Assim, o Rio de Janeiro teve uma grande mistura de povos europeus, principalmente portugueses, que se misturando com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõem a população CARIOCA, como são chamados os habitantes da cidade.
Continue...

Em 1763, a cidade tornou-se capital do Brasil e se manteve assim até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país. Mas se mantém como a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo.

Em 1974 os estados do Rio de Janeiro e Guanabara fundem-se por determinação do Regime Militar, constituindo o atual estado do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro está situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza. Ela fica entre o mar e as montanhas. O que a torna uma das mais belas cidades do mundo. Essa paisagem maravilhosa lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa. Foi o maranhense Coelho Neto, o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", escritor, jornalista, professor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que criou este sinônimo para o Rio de Janeiro em 1908, nas páginas do jornal "A Notícia”.

Em 1934, o compositor baiano André Filho lança, para o carnaval uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos, transformada em Hino do Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa (cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil). O Rio de Janeiro é uma cidade para ser ouvida, admirada, percorrida, descoberta. Esta é a única maneira de entender porque o Rio é incomparável!

O crescimento acelerado do Rio de Janeiro até os anos '80 transformou a paisagem urbana da cidade. As favelas são hoje a residência de grande parte dos cariocas. Favela é uma espécie de aglomerado de sub-habitações urbanas, com precária infraestrutura, grandes problemas de saneamento, insalubridade e, em geral, sem regularização fundiária.

A cidade do Rio de Janeiro é um dos centros urbanos brasileiros onde o problema é mais crítico. No final do século 19, já se identificavam aglomerações de casebres nos morros da cidade.

As favelas cariocas mais conhecidas são: Caju, Cidade de Deus, Mangueira, Manguinhos, Parada de Lucas, Vigário Geral, Rocinha, Borel, Santa Marta, Macacos, Cantagalo, Salgueiro, Formiga, São Carlos, Complexo do Alemão, Complexo da Maré entre muitas outras.

Nossa escola tem muitos alunos que moram no Complexo do São Carlos, onde as principais favelas são: Azevedo Lima, Coroa, Fogueteiro, Mineira ,São Carlos, Zinco e Querosene.

O EDI 01.02.804 fica localizado no Sambódromo, onde acontece o maior Carnaval da cidade, talvez até do país. O carnaval é considerado um dos maiores espetáculos da Terra, o tradicional desfile de escolas de samba do Rio é um dos eventos brasileiros mais conhecido no exterior. E isso acontece no PÁTIO DE NOSSA ESCOLA! J

O EDI 01.02.804 tem como objetivo fazer a criança:

Sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza.

Tornar-se, cada vez mais, capaz de desenvolver as atividades nas quais se engaja de maneira autônoma, e em cooperação com outras pessoas, crianças e adultos. Desta forma, desenvolver a capacidade de começar a coordenar pontos de vista e necessidades diferentes dos seus, socializando-se.

Interagir com o seu meio ambiente (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independente, alerta e curiosa. Isto é, estabelecendo relações e questionamentos sobre o meio ambiente, os conhecimentos prévios de que dispõe, suas ideias originais e as novas informações que recebe.

Apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem construídos pela humanidade (oral, escrita, matemática, corporal, plástica e musical), de acordo com as suas capacidade e necessidades, utilizando-as para expressar o seu pensamento e as suas emoções, a fim de compreender e comunicar-se com as outras crianças e os adultos.

Esse ano, 2013, faremos uma homenagem aos 100 anos de Vinícius de Moraes. O poetinha, Vinicius de Moraes, foi um dos maiores cariocas não há dúvidas. O nosso PROJETO será: “Embarcando na Arca com Vinícius de Moraes: Lendo para você eu demonstro o meu AMOR”!

Fonte:http://www.roteirobaby.com.br/wp-content/uploads/2013/02/A-Arca-de-Noe.jpg

O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
Atividades: Filme Rio




















Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Educação Infantil

Educação Infantil
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles
http://www.goear.com/listen/5f41dd5/aquarela-toquinho

Dengue

Dengue

Cada um fazendo a sua parte, a dengue pode ser evitada. É simples!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Twitter
Clique com o botão direito do mouse no passarinho para abrir em nova janela e/ou nova guia, assim você não sai do Bloguinho!

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!
E-mail-me: jornalzinhociep502@gmail.com
  • Aguardamos o seu contato
  • Pesquisar este blog