PROJETO: OLIMPÍADAS 2016
Conhecendo, convivendo, cuidando
– O Mundo é uma bola!
Professora: Elma
Período de realização:
julho/2016
JUSTIFICATIVA
Este subprojeto
justifica-se, além do momento do evento esportivo – Olimpíadas 2016 –
realizadas no Brasil, e principalmente, por ser o SAMBÓDROMO local onde
ocorrerão as competições esportivas com as seguintes modalidades: tiro com arco
e maratona do atletismo.
O tema traz
muitas possibilidades que podem ser exploradas pela escola. Desde o
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. Com a vinda de pessoas de
diferentes países, atraindo a curiosidade e interesse das crianças. Exatamente
por isso, é um tema que leva a uma reflexão sobre como o Planeta Terra. Como a
nossa cidade se se torna um quintal onde conviveremos com diferentes pessoas.
Assim, paramos para pensar: O que temos feito pela nossa cidade? É um lugar
bonito, limpo, saudável? Onde fica o Rio de Janeiro? Qual o tamanho do Brasil
no Mundo? Como o Planeta Terra fica no espaço?
Além das questões
acima, com as olimpíadas, também podemos trabalhar as práticas esportivas. A
importância do esporte em nossas vidas. O esporte, além de fazer bem para a saúde,
é ótimo para a mente. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos alunos
para práticas desportivas que venham a favorecer a melhoria da qualidade de
vida dos pequenos.
Objetivo Geral:
- Contextualizar
esse grande evento esportivo que acontece pela primeira vez em nosso país,
estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.
Objetivos Específicos:
- Estimular
o conhecimento sobre o meio ambiente: O Planeta Terra, Os “5Rs” na escola recicle,
reduza, repare, reuse e repense;
- Estimular
e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas: povos de
outros países virão participar da olimpíada em diferentes modalidades
esportivas como o vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância,
arremesso, tiro com arco e maratona do atletismo, etc.
- Estimular
o conhecimento de algumas modalidades esportivas;
- Estimular
a coordenação motora;
- Estimular
a cooperação, socialização;
- Estimular
a competição saudável- nem sempre temos que ganhar;
- Estimular
o espírito desportivo;
Sondagem para introduzir o tema
Através de questões simples
como:
O que vem a ser Olimpíada?
Como e onde surgiu?
Onde fica o país das
Olimpíadas desse ano?
Em que período?
Quais modalidades esportivas
serão praticadas aqui no Sambódromo?
Ações
- Confecção
do globo terrestre: sua superfície.
- Explicação
da força da gravidade, a importância do oxigênio, da água, dos outros
planetas, da Lua e do Sol.
- Ornamentação
da escola com as cores e símbolos olímpicos, as maquetes produzidas.
- Ver com
os alunos alguns trechos de jogos, ou apresentações artísticas.
Atividades
- Confecção
em modelagem usando balões e Papier marche, sucatas;
- Criação
de maquetes;
- Identificar
as modalidades esportivas a serem disputadas na Olimpíadas.
Observação:
Os alunos ao criarem as
maquetes fizeram algumas observações: “Transformar o –lixo- em coisas é
reciclar. É transformar em brinquedos, em tudo!”
Vejam como ficou Lindo!
Ainda vem mais novidades:
AGUARDEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário