'http://imageshack.us/photo/my-images/33/blog502logo.jpg/’ rel=’shortcut.icon’

Diga Sim à Saúde! Diga Não à Dengue! Ciep Setor 6

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia 20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra



Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro é um dia dedicado à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira. Foi nessa data que morreu Zumbi dos Palmares, escravo que lutou contra a escravidão no Brasil.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Os Cieps 01.02.502 e 01.02.503 Avenida dos Desfiles, se uniram, para fazerem em conjunto, um trabalho com os alunos sobre a consciência negra
Em um momento de reflexão e ao mesmo tempo de valorização e conscientização da cultura africana tivemos momentos de muito estudo e atividades como a que vocês verão a seguir.
O “Grupo Lagoa Azul Capoeira” veio até o Sambódromo mostrar para as crianças como esse esporte é saudável, tem um ritmo gostoso e para praticar a capoeira é preciso ter muita disciplina e dedicação. O Grupo veio representado pelos professores: Cirilo, Preá e Petróleo. O mestrando Mazinho e os alunos: Camelo e Cobrinha.
Um pouco sobre a capoeira...
A capoeira tem suas raízes africanas. A sua história começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos. Muitos destes escravos vinham da região de Angola. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Confiram nas imagens e vídeo abaixo como os alunos dos Cieps 502 e 503 comemoraram o dia 20 de novembro, que cairá no domingo, com muita concentração e sentimento de valorização da consciência negra, da qual todo brasileiro faz parte.


3 comentários:

  1. Oi Angela, muito legal essa postagem. Descobri essa semana que vc trabalha com duas amigas minhas de normal, que não nos víamos a alguns anos, devido ao corre -corre que é nossas vidas! Entrei em contato com elas e qual não foi minha surpresa, elas trabalham com vc...uma é a Eliane M.Passos e a outra a Maria Cristina...mundinho pequeno!!!!Eu contei pra elas como nos conhecemos...Estou no intervalo da aula de Ed.Física. Vou voltar agora...Beijocas e Tenha uma semana de muita Paz e Luz! Até breve

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para as professoras, grupo de capoeira e criancinha. Muito bacana. Grupinho bem animado.
    Beijinhos em todos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do grupo. A filmagem ficou bem original. As criancinhas "batendo capoeira" foi demais.
    Abraços

    Antonio Bruno

    ResponderExcluir

Postagens populares

Educação Infantil

Educação Infantil
Ciep 01.02.502 Avenida dos Desfiles
http://www.goear.com/listen/5f41dd5/aquarela-toquinho

Dengue

Dengue

Cada um fazendo a sua parte, a dengue pode ser evitada. É simples!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Twitter
Clique com o botão direito do mouse no passarinho para abrir em nova janela e/ou nova guia, assim você não sai do Bloguinho!

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!
E-mail-me: jornalzinhociep502@gmail.com
  • Aguardamos o seu contato
  • Pesquisar este blog