Ciep 02.02.502 Avenida dos Desfiles
I
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES REFERENTES À
2ª SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA AS ARBOVIRORES
Equipe Técnico-Pedagógica
Diretora Adjunta: Angela dos Santos
Araújo (PA)
Direção da U. E: Cíntia Schneider
Valverde de Medeiros
Justificativa
Tendo em vista a epidemia que assola a cidade do Rio de Janeiro e a
necessidade de esclarecimento junto à população escolar, torna-se de alta relevância
este projeto, pois o ano de 2017 começa com aumento dos casos de dengue, febre
amarela, chikungunya e zika em relação ao ano de 2016.
OBJETIVOS
Trabalhar junto à comunidade escolar
esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.
Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao
mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como
consequência a doença.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Identificar o mosquito
transmissor Aedes aegypti;
- Reconhecer os sintomas das doenças:
dengue, chikungunya, febre amarela e zika;
- Diagnosticar as dificuldades em
conter o mosquito transmissor;
- Conscientizar a população sobre a
contribuição de cada um na prevenção da: dengue, chikungunya, febre amarela e
zika;
- Reconhecer como os hábitos de
higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
- Ter cuidado com o armazenamento do
lixo.
- Aprender a selecionar o armazenamento
do lixo: material reutilizável e lixo orgânico.
PÚBLICO ALVO
Comunidade escolar;
Comunidade do entorno.
ESTRATÉGIAS
Sensibilizar professores, alunos com
vídeos de campanha sobre a dengue, chikungunya, febre amarela e zika.
Exibição de vídeos sobre a doenças e
como evitá-las.
Leitura de noticiários sobre dengue,
chikungunya, febre amarela e zika;
.
Pesquisa na Internet sobre a dengue,
chikungunya, febre amarela e zika;
Desenvolvimento
Para desenvolver este projeto os professores confeccionarão um espaço
fictício para o nascimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da zika, dengue,
febre amarela e chikungunya Será apenas um ambiente simulado, pois as crianças
não podem ser expostas a riscos. O ambiente constará de sucatas que reportarão
aos locais preferidos pelo mosquito. No caso, o ambiente escolhido foi a
lixeira com objetos onde o mosquito gosta de por seus ovos.
Eixos trabalhados
Linguagem/Sociedade e Natureza
Objetivos:
Linguagem/Sociedade e Natureza
Objetivos:
·
Localizar os
criadouros do mosquito Aedes Aegypti;
·
Participar de
momentos de interação em grupo;
·
Desenvolver a
linguagem oral;
·
Confeccionar cartaz
informativo;
·
Criar estratégias
de enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre
amarela e zika
2ª SEMANA
DE MOBILIZAÇÃO
|
|
DIA 06
|
Em roda de conversa falar sobre o
mosquito Aedes Aegypti, resgatando informações feitas no mês de fevereiro,
quando informamos às crianças o significado de seu nome, a região de onde ele
é originário. Assim, podemos e incentivá-los a falar sobre o que já sabem
do popular mosquito da dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Discutirmos
os ambientes que os mosquitos apreciam para se reproduzirem e de que forma
podem evitar que isso aconteça.
|
DIA 07
|
Assistir, de novo, com os alunos os vídeos sobre o mosquito
Aedes Aegypti e as doenças que transmite. Conversar sobre os sintomas, se
conhecem alguém que já teve a doença e o que fizeram.
|
DIA 08
|
“Brincando de
encontrar focos do mosquito”
Os alunos serão organizados em dois grupos: 4 e 5 anos. Os alunos de 4
anos ficarão responsáveis em apontar objetos que podem, em casa, acumular
água parada – preferido pelo mosquito. Os alunos de 5 anos vão apontar os
objetos que encontram no caminho de casa até a escola que acumulam água e
oferece abrigo ao mosquito. Os objetos serão catalogados pelas professoras e
após serão confeccionados desenhos e cartazes sobre os mesmos. Em seguida,
expostos para os responsáveis.
|
DIA 09
|
“Eliminando os
focos do mosquito Aedes Aegypti”
Os grupos, alunos de 4 e alunos de 5 anos, serão convidados para
juntos sugerirem formas de acabar com os “focos dos mosquitos”. E assim,
colocarem em prática as estratégias sugeridas pela turma para a eliminação
dos criadouros. Eles farão juntos a simulação da limpeza do ambiente, deste
modo aprenderão de forma prática a combater o mosquito transmissor da DENGUE,
ZIKA, FEBRE AMARELA E CHIKUNGUNYA.
|
DIA 10
|
Após estimular e ouvir o que cada criança quiser falar sobre o que foi
aprendido na semana, os alunos serão convidados a participarem de uma
caminhada, pela escola, postando os cartazes e trabalhos feitos sobre o
Mosquito Aedes Aegypti. Desta forma estarão absorvendo na prática conhecimentos
sobre como preservar a própria saúde e a de seus coleguinhas e familiares ao divulgarem a campanha “Aqui
Mosquito não se cria”.
Horário: 13h 20 min.
Local: EDI
01.02.803 Rachel de Queiroz.
Vejam as fotos da Caminhada contra o Mosquito!
|
Observação: as atividades serão sempre registradas aqui no Bloguinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário